segunda-feira, março 19, 2012

FAZER UM FRETE

Parece que é isto que o FC Porto e o Benfica vão fazer amanhã. Ninguém está com grande vontade, o FC Porto, mesmo já estando fora das competições europeias, tem como prioridade lógica o campeonato, ainda para mais num campeonato renhido a 3, sem grandes margens a falhas e com uma deslocação difícil a P.Ferreira, que exibiu-se a bom nível contra o Benfica, onde esteve mais perto do 2-0 do que o Benfica do empate e acabou perdendo, mas ontem foi ganhar a Coimbra, curiosamente último adversário que nos roubou pontos. Realmente a Académica de Pedro Emanuel não ganha a ninguém. Escusava de nos ter roubado pontos. E temos o Benfica, que sendo um dos clubes que mais aposta nesta prova, tem a vantagem de jogar em casa, mas para além do campeonato, também tem de gerir o plantel para a eliminatória contra o Chelsea. Ou seja, estão reunidas as condições, para que se aposte em jogadores menos utilizados, se bem que no FC Porto não há muito por onde escolher. Eu jogaria com Bracali, Sapunaru, Alex Sandro, Mangala e Otamendi na defesa, no meio não há alternativas a Defour, Moutinho e Lucho e na frente jogaria com Iturbe, Varela e Kleber. Não sei se seria o descalabro, mas para gestão do plantel não haveria melhor. Não sei se nesta equipa seria preciso alguns ajustamentos devido ao regulamento próprio desta Taça da Liga no que respeita a utilização de jogadores,mas seja como for, já sabemos que perca quem perder não vai chorar muito a eliminação.

Não pude, ao contrário do que pediu o José,(a quem desejo que corra tudo bem com o seu familiar) ver o jogo na Madeira, por isso não comentei. Mas pelos resumos que vi, pelas declarações que ouvi foi bem mais difícil do que se imaginava. Um festival de incríveis oportunidades perdidas de parte a parte. Dizem que é assim que se fazem os campeões. Ganhar mesmo com grande sofrimento.

Tendo em conta o horário do jogo de amanhã entre Benfica-FC Porto, por obrigações profissionais, também não vou poder ver o jogo, por isso não prometo actualizar aqui o blog com comentários ao jogo. Fiquei responsável pela crónica de amanhã de Miguel Sousa Tavares, mas a ter disponibilidade para o fazer ( o que ainda não é certo), não esperem que seja nos horários que o José costuma colocá-la, ou seja, logo de manhã.

Uma palavrinha final para as ditas modalidades amadoras, um grande fim de semana, com a conquista da Taça de Portugal em Basquetebol, especialmente depois de eliminarmos o Benfica nas meias-finais que esteve na frente quase o jogo inteiro, dando nós a estocada final no momento exato. E uma grande vitória no hóquei em casa do campeão europeu em título, o Liceo, mesmo não obtendo a diferença desejada para só depender de si para se classificar. E no andebol aumentamos a distância para 2º classificado. Liderança do FC Porto em todos os campos.