segunda-feira, abril 18, 2011

É PRECISO TER LATA! JÁ NÃO HÁ PACHORRA!




Já não há pachorra para aturar as queixas do Sporting no que respeita à arbitragem, quando ainda por cima não tem nenhuma razão, e é de uma desonestidade intelectual a toda a prova. Mas antes de falar nisso, a crónica resumida do jogo, e nada melhor do que pegar na do OJOGO, do Carlos Machado que descreve muito bem, o que eu achei do jogo:

O FC Porto conseguiu com normalidade a 15ª vitória consecutiva. O equivalente a uma volta inteira sempre a ganhar, sendo que o triunfo de ontem ocorreu numa espécie de clássico, porque para o ser de verdade teve pouco sal, além de que os números dão ao resultado um tom cavalheiresco. Ao ego sportinguista transmitem até a ideia de que o leão poderia não ter perdido, mas a verdade é que apesar de sofrer três golos, Rui Patrício foi o melhor dos visitantes, discutindo com Falcao o título de melhor em campo. Aos portistas, cuja preocupação maior será a lesão de Helton, fica a sensação de terem feito o jogo que lhes convinha, pois mesmo tendo estado a perder, cedo transmitiram a ideia de que era questão de acelerar para que tudo se resolvesse. Quando o fizeram, resolveram e sem um esforço extraordinário.

Perante nova provação - estar a perder em casa -, o FC Porto reagiu bem e construiu uma série de oportunidades de golo, apesar de só ter marcado uma vez na primeira parte. A diferença entre as equipas residia no facto de os portistas fazerem tudo de forma natural, ora pausada, ora mais depressa, enquanto o Sporting quase deixou de atacar e defendia sempre em esforço, mesmo que envolvendo nove homens nessa tarefa. Percebia-se que o resultado iria virar.

Não diria melhor.Foi isso mesmo.Falcao em grande, um dos melhores jogos dele e o Rui Patrício também defendeu tudo o que pode. Uma palavra para o cartaz acima, onde tem a feliz coincidência de juntar o homem do jogo e a "maça podre" do Sporting. O cartaz diz tudo. E bateu-se mais um record, somos uns papa records, como diz o título.


Mas vamos agora analisar a desonestidade dos técnicos e restante estrutura do Sporting.

Diz o José Couceiro no fim do jogo:




Ora bem, isto é o tipo de discurso que eu detesto no futebol português ainda para mais, quando todo ele é uma mentira pegada. Vi e revi o jogo, quase frame por frame e não encontrei nenhum motivo para este comentário completamente patético. Raramente houve problemas junto à linha, as poucas faltas que se marcaram foram tão claras que só um atrasado mental as contrariaria. A única decisão errada do árbitro foi aos 44 minutos, uma falta de Ruben Micael e que realmente não foi marcada, do resto, não houve nada, mas mesmo nadinha. Recomendo a todos que revejam o jogo.

Mas o Couceiro tem mesmo uma lata do caraças. Não houve um único lance de fora-de-jogo mal assinalado ao Sporting pelo tal árbitro perto do banco do FC Porto, mas já no lado contrário será que o patético Couceiro viu este? Pois, não viu. Varela completamente isolado, e claramente mal assinalado. Já não há paciência para esta gente.




Mas há mais.


Diz a velha escola de desonestidade que está a chegar a Alvalade novamente:





Desculpem lá. Repitam lá novamente? Fácil prejudicar o Sporting? A arbitragem do Artur Soares Dias, roçou a perfeição, e nem sequer foi muito problemática, então porque motivo quer o Sporting, justificar a derrota com a arbitragem? Ah, foi o lance do alegado penálti.

Para mim, é sem qualquer facciosismo ou fanatismo clubístico, não houve penálti algum. É completamente involuntário.

Aliás, no Tribunal do OJOGO, a maioria acha que não existiu penálti e só o aziado Coroado, que gosta muito de dar nas vistas e ter sempre uma opinião diferente dos seus colegas de painel, eu diria tem sempre o dobro da estupidez  dos outros, é que achou que seria penálti. Eu digo, uma pessoa de boa fé, sem facciosismo, verá que foi completamente involuntário.



90'+2' Bola na mão ou mão na bola de Rolando, na área do FC Porto? Ficou um penálti por assinalar?

Jorge Coroado

-Lances destes não devem acontecer. O árbitro entendeu que não houve falta, mas é notório que Rolando procurou tocar a bola com o braço direito. Desta forma, ficou por assinalar uma grande penalidade a favor do Sporting.

Pedro Henriques

+Na minha opinião, não houve motivo para ser assinalada grande penalidade. Rolando escorrega e cai ao perder o apoio, tocando a bola com o braço no movimento da queda, de foma não deliberada, ou seja, perfeitamente casual.

Paulo Paraty

+ Bola na mão. Rolando escorrega e, na sua queda desamparada, toca acidentalmente com o braço na bola. Não há acção deliberada por parte de Rolando, pelo que a decisão da equipa de arbitragem é adequada.


Por isso, o Carlos Freitas vir com esta choradeira, tentando justificar os 35 pontos de desvantagem, o 4ºlugar no campeonato, quando só existe uma situação duvidosa, e mesmo essa só é duvidosa para os mal intencionados, está tudo dito, do que vamos ter daqui para a frente no Sporting. Pelo visto as eleições trazem mais do mesmo. 

Mas há mais.

É preciso muita lata para o Carlos Freitas venha dizer que é fácil prejudicar o Sporting, quando foram o clube mais escandalosamente beneficiado na 1ªVolta, como muito bem o José disse quando fez a comparação das arbitragens: COMPARAÇÃO CASOS DE ARBITRAGEM: MAIS UM MITO QUE SE FOI...:-))

Eu relembro a conclusão sobre o Sporting:

- O Sporting teve 6 situações em que foi prejudicado e 17 situações beneficiado, o que dá um saldo de benefício de +11...

Se a análise se restringir somente aos casos mais influentes então teremos:

- O Sporting prejudicado em 2 situações graves e beneficiado em 9 situações graves. Saldo positivo de +7...ou seja claramente beneficiado...

É preciso dizer mais alguma coisa para que as palavras do Carlos Freitas não sejam ainda mais ridículas?

Mas há mais.

É preciso muita lata, quando marcaram um golo às 3 tabelas quando o remate ía 10 metros ao lado e depois assistimos ao que vou numerar abaixo(com video nos lances principais):

1ªParte:


- 19' À entrada da área, Rúben Micael rodopia sobre Zapater e em vez de ir para a área faz o passe atrasado para o tiro de Guarín. Patrício sacode a bola com os punhos e a seguir defende a recarga de Falcao junto ao poste esquerdo.

- 20' Falcao cabeceia ao poste.

- 26' Isolado por um magnífico passe de Hulk, Falcao é mais lesto do que Polga e remata de pé esquerdo. Patrício defende com os pés.

- 27' [1-1] Cruzamento largo de Álvaro Pereira e, agora sim!, cabeceamento perfeito de Falcao para o empate.

- 38' Valdés cruza na esquerda e Yannick Djaló cabeceia na área portista. Por cima da barra.

- 40' Tiro de Hulk sobre a barra, após flectir da direita para o meio.

2ªParte:

- 47' Yannick Djaló flecte da direita para o meio e remata de pé esquerdo. Ao lado.

- 50' Tiro de Hulk para a grande defesa de Patrício.

- 51' [2-1] Hulk bate o canto curto para Moutinho que entra na área e cruza para Falcao fazer o golo num voo picado, deixando Polga sem reacção.

- 56' Livre de Hulk na direita, cabeça de Sereno e defesa de Patrício para canto.

- 57' Valdés corre mais de 40 metros com a bola nos pés, entra na área apertado por Sereno e, à saída de Helton, atira ao lado. Podia ter dado a bola a Matías Fernández.

- 60' Cruzamento de Álvaro Pereira a que Falcao chega um nadinha atrasado, de modo que o cabeceamento faz a bola passar ao lado do poste esquerdo.

- 63' Bola levantada para a área do FC Porto, Helton salta e agarra-a, mas choca com Guarín - empurrado por Torsiglieri - e lesiona-se.

- 71' Livre de Matías para boa defesa de Beto, em voo.

- 74' Patrício nega o hat trick a Falcao. Mais um cruzamento, mais uma cabeçada mas desta vez uma grande defesa.

- 75' Na área, Maicon mete a bola nos pés de Djaló e a seguir leva com ela, evitando o golo.

- 81' Isolado, Rúben Micael perde o golo ao querer oferecê-lo a Hulk. Izmailov interpõe-se.

- 84' Patrício duas vezes fantástico. Primeiro a matar o cruzamento de Álvaro Pereira e a seguir a voar para o lado contrário e roubar o golo a Hulk, num remate em arco.

- 86' [3-1] Walter aproveita um ressalto em que a bola cai para as costas da defesa sportinguista e faz o golo.

- 88' [3-2] Djaló adianta a bola junto à área portista, Matías Fernández rouba-lhe, vai para o meio da área e dispara sem hipóteses para Beto.

- 90'+2' Cruzamento de Evaldo, Rolando escorrega ao fazer o corte e leva com a bola na mão direita.



Conclusão: Não deveria de haver um bocadinho de pudor? Tivemos oportunidades atrás de oportunidades fora os golos e o Sporting para além dos golos, um deles às 3 pancadas só conseguiu dois lampejos realmente perigosos. E por fim, queixam-se do árbitro, quando não tem por onde pegar. É preciso ter lata!!! Já não há pachorra para aturar esta gente. 






Quanto outras coisas mais sérias, fiquei preocupado com a lesão do Helton, pois tem estado muito bem esta época, mas depois de o ver tranquilamente no banco, pensei que não seria nada de muito grave. O OJOGO fala em mistério, mas segue a mesma ideia: poderá não ser muito grave. E assim, até o clássico de quarta-feira na Luz ganha mais um ponto de interesse.Como se fosse preciso.Eh!Eh!Eh!

Entretanto como querem levar a equipa toda do FC Porto para o ano, pode ser que desse modo o Sporting tenha mais hipóteses de sucesso. De qualquer modo os homens de negro estão ali para sempre que for preciso justificar a mediocridade.Eh!Eh!Eh!






Sobre o Souza, eu acho que vou fazer uma página do Facebook, já que não tenho nenhuma, ou se calhar deste blog (o José deve estar a ferver), só para me fazer amigo dele e dizer-lhe se ele quer trocar comigo.




------------
Câmara Corporativa