quinta-feira, março 10, 2011

1ª RODADA DE VODKA XVI

RANKING DE CLUBES


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

*Ranking antes dos jogos, de terça e quarta, da 2ªmão da Liga dos Campeões

Eu tenho estes rankings mais completos,que colocarei amanhã ou no fim da eliminatória... mas para já temos o RANKING DE CLUBES 2011 e o RANKING DE CLUBES SÓ DESTA ÉPOCA e o RANKING DOS CLUBES QUE MAIS CONTRIBUIRAM SÓ ESTA ÉPOCA...


Analisando o RANKING DE CLUBES DA UEFA(o quadro de cima), ranking que no essencial serve para estabelecer a ordem dos clubes nos potes dos sorteios da UEFA. Contam os resultados dos últimos 5 anos.

O F.C.Porto é o clube português mais bem posicionado em 16ºlugar seguido do Benfica em 20º lugar e o Sporting mais atrás em 25ºlugar.


No que respeita só a esta época 2009/2010:

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

Não contam jogos e os pontos das pré-eliminatórias, a não ser que tivessem sido eliminados nessa fase, como foi o caso do Marítimo que ganhou 1,5 pontos por ter ficado na 4ªpré-eliminatória ou Play-off, como queiram chamar. Na fase de grupos, o valor mínimo que recebem são 2 pontos...mesmo que percam todos os jogos...

Esta época o F.C.Porto o fez o maior número de pontos 13 em 8 jogos. O Braga e Benfica seguem-no com 12 com os mesmos 8 jogos, mas 4 deles resultam do bónus de acesso à Liga dos Campeões, coisa que FC Porto e Sporting não beneficiaram... O Sporting surge logo a seguir com 10 pontos também em 8 jogos e por fim o Marítimo, sem jogos pontuáveis, ficou-se pelo pontos atribuídos a quem fica nas diversas fases das pré-eliminatórias...

Volta a frisar que os jogos das pré-eliminatórias não contam para o ranking de clubes, daí a eliminatória do FC Porto no Playoff da Liga Europa não contar para estas contas. O mesmo com o Sporting e Marítimo.

O FC Porto foi o 20º clube de todos os que participam nas provas europeias que mais pontos fez até esta altura da época, seguidos pelo Braga em 24º e Benfica 25º...o Sporting em 33º e o Marítimo em 74º...

RANKING DOS CLUBES QUE MAIS CONTRIBUIRAM

Este ranking, é o que verdadeiramente diz quais os clubes portugueses que mais contribuíram para o ranking do país, pois engloba todos os resultados incluindo as pré-eliminatórias. Contam os resultados das últimas 5 épocas.

Chega-se a este resultado somando os pontos dos clubes (incluindo pré-eliminatórias) a dividir por 6, que é o número de clubes de Portugal participantes.


Nas pré-eliminatórias cada vitória vale 1 ponto e empate 0,5 pontos.

Aqui só está o quadro da contribuição deste ano 2010/2011...:

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Aliás, como se pode ver, esta época, o FC Porto e Braga foram os clubes que mais contribuiram com 15 pontos (3,0000), mas o FC Porto realizou menos 2 jogos(10) que o Braga e Sporting(12) que aparece em 3º lugar dos que mais contribuíram para o ranking de país este ano. O Benfica foi somente o quarto clube que mais contribui 12 pontos (2,4000), mas também o que disputou menos jogos(excluindo evidentemente o Marítimo)...reflexos da miserável participação na Liga dos Campeões...onde a passagem aos oitavos-de-final garante 5 pontos de bónus, coisa que o Benfica não alcançou...e que o FC Porto é habitué...:-) O Marítimo, aqui já aparece com os 6 jogos que realizou nas pré-eliminatórias, contribuindo com 4 pontos (0,8000).

Para finalizar, falta dizer que fomos o 4º país da Europa que mais pontos conquistámos até agora.



------------
Câmara Corporativa