domingo, maio 30, 2010

FUMO AZUL NA CHAMINÉ DA CAPELA DAS ANTAS - DIA 5




Villas-Boas por horas

Ainda não é oficial, mas tudo indica que será mesmo André Villas-Boas a suceder a Jesualdo Ferreira no cargo de treinador principal do FC Porto. Apenas questões logísticas adiam a confirmação de um acordo anunciado entre o clube e o treinador que esta semana se deverá assumir como o mais jovem técnico de sempre a orientar os dragões, nos antípodas do que acontecia com Jesualdo Ferreira, um dos mais experientes de sempre. A prova, afinal, da vontade de mudança de rumo que presidiu a todo este folhetim.

Muricy Ramalho, considerado como hipótese ao longo dos últimos dias, terá sido descartado em favor da maior identificação de André Villas-Boas com o campeonato português e com o futebol europeu, onde, de acordo com Pinto da Costa, o FC Porto quer voltar a marcar pontos já na próxima época. Apesar das resistências que o nome do jovem técnico encontrou, mesmo ao mais alto nível dentro da estrutura portista, acabou por prevalecer a aposta na sua capacidade mobilizadora, nos seus conhecimentos técnicos e na sua opção por um futebol positivo, capaz de explorar todo o potencial do plantel portista. A relativa inexperiência e a eventual dificuldade para lidar com as idiossincrasias de um balneário complexo como é o do FC Porto deverão ser compensadas pela entrada de Pedro Emanuel para o cargo de adjunto. Ainda ao nível das questões logísticas que adiam o anúncio oficial do acordo, há uma cláusula de rescisão no valor de 500 mil euros a negociar com a Académica que pode passar pela cedência de jogadores. Aliás, considerando a insistência no nome de Jorge Costa como sucessor de Villas-Boas em Coimbra, não é de descartar a hipótese de Castro, por exemplo, acompanhar o técnico na viagem a partir de Olhão...

in ojogo









Villas Boas pode ser apresentado segunda-feira


Villas Boas vai ser anunciado no FC Porto no mesmo dia em que Mourinho será apresentado no Real Madrid.

Tudo indica que... é a melhor expressão que alguma vez se inventou quando provavelmente ainda não se pensava que a mesma expressão iria dar um grande jeito aos jornalistas que têm de fazer notícias em tempo do defeso futebolístico.

Portanto, está na hora de usar o "tudo indica que" para falar do anúncio do novo treinador do FC Porto: tudo indica que é amanhã a oficialização de Villas Boas como timoneiro dos dragões, por muito que não colha a opinião favorável dos adeptos do FC Porto em blogs e sites.


Como A BOLA tem escrito, Pinto da Costa decidiu cortar com o passado recente e quer injectar sangue novo na estrutura técnica dos portistas.

Oficialmente, não se sabe nada. Sem ser oficialmente, ou seja, usando nós também as nossas fontes de informação, conhece-se a vontade de Pinto da Costa em tentar algo de diferente, mudar rostos, mudar estratégias, mudar adjuntos...

Tanto que com Villas Boas estarão ainda o ex-técnico do Santa Clara, Vítor Pereira, também com formação entre os dragões, assim como o preparador físico José Guilherme. Haverá um homem da casa, talvez Capucho, como A BOLA adiantou, mas Pedro Emanuel ainda se mantém timidamente na corrida.

in abolha


Parece que se confirma a apresentação conjunta do Mourinho e da imitação...:-)


Frase do reinado:

Pinto da Costa: «Vamos ter uma equipa à Porto»


Mas isto significa o quê? Não temos tido até aqui, é isso? Quem andou até agora a escolhê-las? Não me digam que aquele equipa com o maior orçamento da história do futebol português e que tinha sido "planeado inteligentemente" pela alta estrutura não era uma equipa à Porto...muito me surpreende o Jorginho...ou talvez não...conversa para carneiro salivar, mas no campo é que vamos ver...a arrogância levou um rombo este ano...esperemos que esta equipa à Porto comece a ser construída pelo topo especialmente em humildade...



P.S: Barcelona 11-3 Valdagno. Como se perspectivava...houve normalidade mais uma vez...os números da vitória do Barcelona é que são esmagadores...de qualquer maneira é a melhor equipa do mundo...o FC Porto fez a gracinha do costume...e por incrível que pareça , esta equipa que ganha campeonato atrás de campeonatos, não vai sequer discutir a final-four da Taça de Portugal...



P.S.1: Ainda nas modalidades um referência para o Sporting que venceu a Taça Challenge em Andebol, a primeira vez que uma equipa portuguesa conquista um troféu nesta modalidade.

Muitos parabéns, mas lá está...são como o Atlético de Madrid...que também ganha a Taça Uefa em futebol e é uma miséria no campeonato espanhol...e o Sporting que é 6ºclassificado no campeonato de andebol também ganha a "UEFA" do andebol...clubes humorísticos...:-)



P.S.2: Hoje não há crónica do Álvaro Magalhães, penso que entraram em férias, mas em substituição temos um crónica do nosso Vítor Baía sobre o Mundial:




http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

in JN, edição em papel, 30 Maio 2010




P.S.3: Bilhar - FCP elimina Benfica.O FC Porto bateu o Benfica, em Lisboa, por 3-1 em jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal. Eu gostava de saber como é que terminam estes jogos de bilhar em Lisboa entre lampiões e FC Porto...há tacos e bolas pelo ar? :-)) E as bolas de bilhar são piores que as de golfe...:-)) Devem ser jogos de alto risco...:-)




------------
Câmara Corporativa