quinta-feira, abril 29, 2010

ORIGEM DOS PONTOS DA UEFA

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Aqui está o quadro prometido da origem dos pontos da UEFA dos últimos 5 anos, dos clubes que mais contribuíram.

Como se sabe o clube que mais contribuiu nos últimos 5 anos para o ranking do país foi o Benfica com 69,5 pontos, seguido pelo FC Porto com 69 pontos e o Sporting com 52 pontos.

Enquanto o Benfica obteve esses pontos em diferentes competições, ou fases, como seja Pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, Pré-eliminatórias da Liga Europa , Fase de Grupos da Liga dos Campeões e Fase de Grupos da Liga Europa, já os pontos do FC Porto foram obtidos 100% na Fase de Grupos da Liga dos Campeões. Nunca fizemos pré-eliminatórias e nunca transitamos da Liga dos Campeões para a Taça UEFA/Liga Europa nos últimos 5 anos. Já o Sporting, tem um percurso idêntico ao Benfica.

- Analisando em mais pormenor, vemos que nas Pré-eliminatórias, o Benfica obteve 4,5 pontos , o Sporting 2 pontos e o FC Porto evidentemente 0 pontos.


- No que diz respeito a pontos obtidos efectivamente na competição "a sério", o Benfica obteve 52 pontos, 21 pontos na Liga dos Campeões e 31 pontos na Taça UEFA/Liga Europa, o que corresponde a 40,4% dos pontos obtidos na Liga dos Campeões e 59,6% na Taça UEFA/Liga Europa.

Já no caso do FC Porto as contas são fáceis de se fazer: 100% dos pontos na Liga dos Campeões(44 pontos) e 0% na Taça UEFA/Liga Europa.

O Sporting obteve 17 pontos na Liga dos Campeões e 31 pontos na Taça UEFA/Liga Europa, o que corresponde a 35,4% na Liga dos Campeões e 64,6% da Taça UEFA/Liga Europa.

Ou seja, na Liga dos Campeões, FC Porto 44 pontos, Benfica 21 Pontos e Sporting 17 pontos.

Na Taça UEFA/Liga Europa, FC Porto 0 pontos, Benfica e Sporting 31 pontos cada.



- No que diz respeito a Bónus, o FC Porto foi o que obteve mais, com 25 pontos, e particularmente beneficiado esta época com a alteração da UEFA ao atribuir mais 1 ponto(4 em vez de 3) na presença na fase de grupos e mais 4 pontos(5 em vez de 1) na passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Já o Benfica conseguiu 13 pontos, enquanto o Sporting 11 pontos.


E pronto assim se explica a diferença...se o FC Porto em vez de apurar-se quase constantemente para os oitavos-de-final em vez disso seguisse para a Taça UEFA/Liga Europa de certeza absoluta que tinha feito muitos mais pontos...:-)

Aliás, se o actual sistema de bónus da UEFA,muito mais justo, para premiar a dificuldade que é jogar a Liga dos Campeões em relação à Taça /Liga Europa, se se aplicasse às últimas 4 épocas a vantagem do FC Porto seria esmagadora.

Mas para o ano na Liga Europa, podemos testar melhor isto....:-)) mas vamos sentir a falta dos bónus da Liga dos Campeões...dos bónus e não só...nem quero pensar...



P.S.: Capas giras as dos jornais de hoje...Ronaldinho da Madeira...Braço a torcer?!? Reconhecer?!??Mérito?!?!? Estás falar do Braga, certo? Olha lá se eles ainda apanham um susto como aquele que eu cheguei a apanhar na década de oitenta, quando um tal de Covilhã, último classificado, na última jornada chegou a estar a ganhar nas Antas, quase que nos roubava o título, mas que depois demos a volta...olha lá, se os lampiões na última jornada ainda vão andar de velinha :-))) Evidentemente que para isso, é preciso que o que sobra do estaleiro do FC Porto ganhe Domingo e o Braga faça o seu dever...mas que tinha piada...tinha...eu que já estou conformado e quero que esta merda acabe rápido, até já ficava satisfeito só com um susto na lampiolândia...

P.S.1: Um livro a Ler: "Apitos Desafinados - escute, pare e olhe"

P.S.2: O Terramoto Mourinho que coloca tudo em causa :-)) Que azia...que mau perder do Barcelona :-)) Se a moda pega...no Domingo se a lampionagem fizer a festa no Dragao liguem o esgoto :-))

P.S.3: Estou a preparar aqui um artigo um bocado "contra natura", mas como me lançou o repto acaba por ser uma homenagem a um lampião que eu considero um oásis no universo vermelhusco :-) e que me faculta abolha online e tudo, faço essa excepção para ele ver como tenho poder de encaixe :-)) Veremos se o termino amanha, mas não prometo, ouviste, lampiãozito ? :-)) Digo-te já, que já me fartei de rir ao fazê-lo , especialmente uma certa personagem aviária...:-))
------------
Câmara Corporativa