terça-feira, fevereiro 16, 2010

RANKING UEFA 2009/2010 - FINAL FASE DE GRUPOS

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/






* Ranking dos clubes que mais contribuiram para o ranking de Portugal desde que criaram Liga dos Campeões. Como se sabe,foi criada oficialmente em 1992/1993, logo as 5 épocas anteriores construiram o número de equipas presentes nesse ano, daí o começo dos cálculos na época na época 1986/87
. Tem a Liga dos Campeões como ponto de partida, mas engloba os resultados em todas competições, para além da Liga dos campeões, como seja a Taça Uefa e Taça das Taças.



RANKING DE CLUBES


Analisando o RANKING DE CLUBES DA UEFA, ranking que no essencial serve para estabelecer a ordem dos clubes nos potes dos sorteios da UEFA.


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/



No que respeita só a está época 2009/2010:




* Teremos que somar a estes pontos, 20% do coeficiente do país
.

Não contam os pontos das pré-eliminatórias, a não ser que tivessem sido eliminados nessa fase, como foi o caso do Braga e P.Ferreira que ganharam 1 ponto por ter ficado na 3ªpré-eliminatória. Na fase de grupos, o valor mínimo que recebem são 2 pontos...mesmo que percam todos os jogos...

A passagem do F.C.Porto aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões rendeu mais 5 pontos de bónus.

No que respeita aos últimos 5 anos e que estabelece a ordem nos potes do sorteio da UEFA:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/



RANKING DOS CLUBES QUE MAIS CONTRIBUIRAM

Chega-se a este resultado somando os pontos dos clubes (incluindo pré-eliminatórias) a dividir por 6, que é o número de clubes de Portugal participantes.

Nas pré-eliminatórias cada vitória vale 1 ponto e empate 0,5 pontos.




* Só falta dividir o número de pontos por 6.


Já no que respeita às últimas 5 épocas , dos 35.796 pontos que Portugal possui, cada clube contribuiu com:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/



RANKING DO PAÍS


Neste momento, no RANKING DO PAÍS 2010, (que terá reflexos em 2011/12) estamos em 9º lugar que dará direito a Portugal ter na época 2011/2012 , 6 clubes:

- 2 clubes na Liga dos Campeões: o Campeão entra directamente na fase de grupos e o 2ºclassificado numa 3ªPré-eliminatória da Liga dos Campeões.

- 4 clubes na Liga Europa: o vencedor da Taça de Portugal e 0 3º classificado no Play-off, o quarto classificado numa 3ªPré-eliminatória e o quinto classificado na 2ªPré-eliminatória.



http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Neste momento é tudo muito incerto, pois tanto podemos consolidar a nossa posição dentro deste grupo dos 7º/8º/9º, ou perder um lugar para a Holanda que está muito perto e faria com que baixássemos ao 10ºlugar e perdêssemos uma equipa na Liga Europa.

A Holanda tem a teórica vantagem dos seus 3 clubes estarem todos na Liga Europa (fase mais atrasada - 1/16 avos - e teóricamente mais fácil), enquanto Portugal tem um na Liga dos Campeões.

Visto que tanto a Holanda como Portugal dividem os seus pontos em prova por 6 (número de equipas participantes) , cada ponto conquistado contabiliza 0.1666 para o ranking.

Já a Turquia, que está em 11º , só tem 2 equipas em prova na Liga Europa, mas visto que divide por 5, cada ponto conquistado contabiliza 0.2000 para o ranking.

A Ucrânia que neste momento perseguimos, também contabiliza 0.2000 para o ranking por cada ponto, mas neste momento só tem 1 clube em prova.

Podem ver abaixo, o número de clubes e a fase em que participam tendo em conta a posição no ranking de país:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Resta dizer, que tendo em conta que o ano passado ficámos em 10ºlugar no ranking, na próxima época, 2010/2011 vamos ter 5 equipas nas competições europeias, a entrar nas diversas fase da competição, conforme o quadro acima explica.


in UEFA e UECF




Grande parte destes dados são do Fernando.Thank you :-)



------------
Câmara Corporativa