sábado, fevereiro 06, 2010

JÚLIO MAGALHÃES - HABILIDADES E CASTIGOS




in JN, edição em papel, 05 Fevereiro 2010

CLIQUE NA IMAGEM


Mais uma semana que fica marcada por mais uma vergonha à descarada do Conselho Disciplinar da Liga. Eu li o fastidioso processo e tal como no caso do F.C.Porto chega a ser insultuoso ler as conclusões e o que dão como provado ou não.

Não é por condenarem jogadores do Braga ou F.C.Porto que deixa de ter crédito, houvesse o mesmo critério com todos, mas a parcialidade com que a análise e as conclusões são feitas é de alguém clubisticamente doente. Fanatismo benfiquista.

O ponto alto do processo, e que curiosamente nem precisávamos de câmaras ocultas, foi presenciado por todos em directo: Di Maria atira a bola contra o banco do Braga, a seguir cospe para o mesmo. Conclusão do Ricardo Costa e sua equipa: Não ficou provado. Depois disto, quem é o faccioso, o mentiroso,o sem escrúpulos em todo este processo? São os adeptos? Depois, mais uma vez consegue "provar" um tentativa de agressão, quando nem PSP, nem o relatório dos árbitros, nem o próprio relatório do delegado da Liga referem quaisquer agressões, baseando-se em testemunhas benfiquistas. Já há muito que este individuo ultrapassou os limites de tudo o que já vimos em Portugal, mas tal como referiu Rui Moreira na sua última crónica sobre a hipótese de uma Assembleia geral extraordinária para dizer basta a tudo isto, o que acho impossível , pois só quando a casa deles arde é que se preocupam , eu gostaria mais do método do Miguel Sousa Tavares, e "levantar um incidente de suspeição contra todo o elenco do CD e, muito em especial, contra o seu presidente, o Dr. Ricardo Costa.A história recente da «justiça» do CD está cheia de factos que demonstram mais do que suficientemente a senha persecutória do Dr. Costa e do CD contra o F.C.Porto. Este órgão e este presidente não dão garantias mínimas de isenção para julgar o F.C.Porto." Não sei se teria algum efeito, mas pelos menos marcávamos uma posição firme em toda esta nojice. O Braga apanha por tabela , por ter boas relações como F.C.Porto e por estar a incomodar ,ao contrário do que se esperava, que o objectivo-mor seja alcançado. Os freteiros do CD estão lá para limparem esses obstáculos não previstos.

Registo a reacção do Sp.Braga, a começar no director desportivo, passando em seguida pelo presidente, e terminando com a mais concludente do Mesquita Machado:

"Ricardo Costa é o homem da mão do Benfica"

"o jogador que provocou todos aqueles incidentes foi o Di Maria". "Chutou uma bola de forma propositada para o banco do Braga, e mandou uma cuspidela em direcção do banco do Braga, isso foi visto por toda a gente na televisão e saiu ilibado", começou por referir.

"Toda a gente sabe que o Ricardo Costa é o homem de mão do Benfica. E obviamente que ele exerce o seu cargo sempre em benefício do Benfica e para prejudicar terceiros", destaca o presidente da Câmara Municipal de Braga.

Contudo, "o nosso querer vai ultrapassar todas estas contrariedades, quer o presidente da Comissão Disciplinar queira ou não. Sou um homem de fé e como tal tenho fé que o título seja perfeitamente possível. Esperemos é que não hajam mais contratempos alheios àquilo que se passa nas quatro linhas e que os resultados desportivos não sejam adulterados pelos resultados fabricados na secretaria como está a acontecer", ressalva ainda Mesquita Machado.

O presidente do município bracarense vai mais longe nas críticas e não deixa passar em claro o jogo que colocou o Benfica de forma provisória na liderança da liga. Para Mesquita Machado, a Comissão Executiva da Liga tem culpa por permitir a realização deste desafio.

"Se fosse antecipado o jogo da próxima jornada, agora antecipar um jogo que está a três jornadas isso é mais um escândalo que a Liga consentiu e que vem desvirtuar a verdade do campeonato. As antecipações fazem-se uma semana, esta foi feita a três/quatro semanas e isto não cabe na cabeça de ninguém", atestou Mesquita Machado.


Que a voz nunca vos doa.


Quanto à polémica da antecipação do jogo do Benfica contra o U.Leiria, a mim não me faz confusão, especialmente quando os benfiquistas por causa da eliminatória da Liga Europa teriam 3 jogos em 6 dias. É verdade que o U.Leiria poderia aproveitar essa vantagem do cansaço do Benfica, mas o ano passado o F.C.Porto também adiou o jogo contra o E.Amadora pelos mesmos motivos. Aí, falou-se na excelente organização do F.C.Porto que não deixa nada ao acaso. Pelos vistos, o Benfica este ano também não deixa nada ao acaso e ainda joga em outros tabuleiros muito mais importantes do que este.