sábado, fevereiro 20, 2010

ATITUDES SIMBÓLICAS





«Somos FC Porto e estamos unidos!»

Na abordagem ao jogo frente ao SC Braga, o guarda-redes Nuno, um dos capitães do FC Porto, fez a seguinte declaração, em nome do plantel e na presença de todos os jogadores e staff:

«Na última vez em que aqui estivemos todos juntos, trazíamos um sentimento de alegria e honra de dever cumprido, porque festejávamos nesse dia o Tetracampeonato. Infelizmente, hoje não podemos estar iguais. Estamos indignados e revoltados com as ocorrências do futebol português. O que se tem passado recentemente magoa-nos a todos. Magoa pessoalmente o Hulk e o Sapunaru, que não está aqui hoje, e queremos manifestar a nossa solidariedade para com eles. Não há ninguém, absolutamente ninguém, que nos vá tirar o nosso rumo nem fazer desistir do nosso objectivo. Somos Tetracampeões! Merecemos respeito pelo que conquistámos anteriormente e vamos voltar a ganhar. Juntos, sempre juntos, vamos voltar a ganhar. Não há ninguém – repito, ninguém – nem injustiça nenhuma que nos retire a nossa união. Estamos a cada dia, a cada treino e a cada jogo mais unidos! Por último, gostaria de deixar uma mensagem aos nossos adeptos: a Administração, o staff, os jogadores e toda a gente que gosta do FC Porto continua e continuará a ser FC Porto. Vamos ganhar sempre e cada vez mais! Somos FC Porto e estamos unidos! Não se esqueçam disso. É a nossa mensagem para todo o País, pela indignação de que estamos a ser vítimas.»





Não aquece nem arrefece. Valeu pelo simbolismo. Podiam ter sido mais duros, mas com tanta coisa ainda em disputa teria sido um suicídio disciplinar. Mas foi emotivo.

"Somos Porto", disse o porta voz Nuno. E eu nessa altura também pensei que se em 2/3 do campeonato não tivéssemos jogado mediocremente, mas sim "à Porto" estes castigos não seriam mais que umas coceguinhas. Ou não se lembram dos 6 pontos subtraídos da classificação por causa do Apito Final? Muito mais grave do que agora. Só que nessa altura, não lhe demos hipóteses em campo. Descontaram dos 20 pontos de avanço. Aliás, até gracejámos com isso. Este ano,com concorrentes mais fortes e a jogar como sempre em vários tabuleiros, quem desperdiça 2/3 do campeonato com más opções tácticas e de recrutamento, com a arrogância do plantel superiormente preparado, dos "processos adquiridos" , quando verificamos que bastou a chegada do Ruben Micael, para se verificar uma melhoria tremenda, depois só se pode lamentar de si próprio. A estes espectáculos do Ricardinho já devíamos estar mais que habituados.





Outra atitude simbólica, que não faz o meu género, acho que essas acções devem partir de cima para baixo, como noutros tempos, mas que servem para demonstrar a injustiça que a generalidade dos adeptos sente por este comportamento vergonhoso dos órgãos do futebol português.



Irá realizar-se na próxima terça-feira, dia 23 de Fevereiro, a partir das 18 horas, uma VIGÍLIA PELA VERDADE DESPORTIVA junto à sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Pretende-se com esta iniciativa juntar, não apenas os adeptos do FC Porto, mas todos aqueles que pretendam manifestar, de forma pacífica e ordeira, a sua revolta pela forma como a Liga Portuguesa tem sido completamente manipulada por factores externos aos campos de futebol.
A sede da LPFP situa-se na Rua da Constituição, nº 2555, Porto.

Ver mapa maior
Entrando na cidade do Porto pela Ponte da Arrábida na auto-estrada A1, poderá chegar lá da seguinte forma:
- seguir pela continuação da A1 para a Via de Cintura Interna e sair para Boavista-Estádio;
- seguir em frente na rotunda;
- depois de cruzar com o viaduto, virar na primeira rua à esquerda (depois da bomba de gasolina);
- virar à esquerda nos segundos semáforos;
- virar à esquerda nos primeiros semáforos;
- a LPFP está localizada no cruzamento com a primeira rua à esquerda.

Quem tiver GPS poderá chegar lá introduzindo as seguintes coordenadas N41º 09’ 52’’ e W8º 37’ 41’’

Está na hora de dizer BASTA! Apoie e divulgue esta iniciativa!