domingo, agosto 16, 2009

PODIA TER SIDO PIOR

Exibição rasca a fazer lembrar algumas do ano passado.Tirando dois bons pormenores do Belluschi, o remate à trave e a excelente defesa do Cássio tudo o resto foi uma miséria. Aliás, o Paços de Ferreira também não merecia estar a ganhar pois nada fez para justificar a vantagem. Dos três encontros recentes foi o pior P.Ferreira de todos.

Não vale a pena enumerar quem não gostei,quase que podia colocar a equipa toda, mas o Raúl Meireles esteve uma desgraça incompreensível. Eu que até nem era um grande admirador do Cissokho, até tive saudades dele ao ver o Álvaro Pereira. O Mariano e o Farias é aquele base. Nem sei o que dizer. Não gosto do estilo de cada um,mesmo que reconheça que por vezes fazem coisas meritórias.

E por fim, o Hulk. Foi muito bem expulso. Aliás, quem o viu a barafustar daquela maneira logo do início, totalmente a despropósito, fazendo-se de vítima, quando o lance até foi bem decidido só podia esperar este desfecho. Eu teria mostrado logo amarelo aí. Viu-o logo a seguir, mais pela histórico de cabeça perdida, do que propriamente pela falta cometida. Depois safou-se da expulsão ainda na primeira parte , quando levou o braço à cara/peito do jogador do Paços que este aproveitou para fazer também o teatro da praxe. A expulsão surgiu naturalmente a quem assistia a mais um infantilidade do herói da banda desenhada.

Que se preocupe em jogar futebol, coisa que ele não fez, aliás na única vez que podia ter feito alguma coisa de jeito, completamente isolado, não conseguiu passar o guarda-redes. Que se deixe destas palhaçadas de discutir com tudo e todos, ainda para mais quando não tem razão alguma.

99% das decisões da equipa da arbitragem foram correctas, pecando num fora-de-jogo mal marcado sobre ele, e num lance onde os dois se agarram, dou o benefício da dúvida. Jogos há em que efectivamente leva sarrafada que os árbitros não punem, mas desta vez não tem nenhuma motivo de desculpa. Esteve um zero, tanto desportivamente como em comportamento disciplinar. Que sirva de lição. Não basta andarem sempre a pedir protecção, há também que saber comportar-se em campo.

Mesmo com dez, valeu-nos o excelente voo do Falcao (não vi falta sobre o defesa, como alguns alegam, mas também ainda não vi na TV) para o desastre não ter sido maior.

Foi mau, é certo. Há muito a melhorar, e acredito que isso vai suceder pois há potencial para fazer muito melhor.

A nível geral da arbitragem, se me disserem que as arbitragens até ao final do campeonato vão ser como as de hoje do Carlos Xistra, eu ficarei descansado. Pecou num ou noutro lance,os pacenses reclamam um fora-de-jogo, podia ter dado mais minutos de desconto, mas fossem todas as arbitragens como esta.