terça-feira, agosto 11, 2009

DOSSIÊ "DEIXEM-NOS GANHAR DENTRO DO CAMPO" 2008/2009 VOL.3





BENFICA








E pronto, para terminar, o Vol.3 que faltava dedicado à lampionagem...não é os 60 mil na lampiolândia que me deixa preocupado (como a certos totós dirigentes) mas esta onda que se estende à APAF e que resulta no quadro acima...então este ano, ainda vai ser pior e mais às claras...ai se a "instituição" não ganha....:-)

Esta análise tem como único objectivo, enumerar os lances em que o Benfica foi beneficiado em todas as competições nacionais, e baseia-se EXCLUSIVAMENTE da opinião dos ex-árbitros Jorge Coroado(JC), Rosa Santos(RS), Soares Dias(SD), entretanto falecido, e António Rola(AR) do Tribunal do OJOGO bem como da opinião do ex-árbitro José Leirós(JL) do JN.

Evidentemente era capaz de enumerar muitos outros lances,que os houve, mas para não entrar em mais subjectividade, para isso já chega estas opiniões dos ex-árbitros.

Bla,bla,bla,bla...Não vale a pena virem com a história de que o Benfica também foi prejudicado...não era esse o objectivo,nem avaliar quem foi mais beneficiado/prejudicado pois é uma discussão estéril que não se chega a conclusão nenhuma,o objectivo é enumerar os lances em que houve benefício, mas mesmo assim quem quiser que faça um estudo isento como este e depois comparámos... o que está aqui é inatacável...não é a minha opinião pessoal , é o que os especialistas em arbitragem acharam dos lances.

Divirtam-se e reflictam :-)


* título do dossiê inspirado no Kadaphi jagunço lampião.


ÉPOCA 2008/2009 - BENFICA



1ªJORNADA:RIO AVE 1-1 BENFICA (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)

- (0-0) 32' Cartão não amostrado a jogador do Benfica.Katsouranis comete falta sobre Tarantini. Impunha-se sanção disciplinar. Diz JC:" Apesar de Luisão se encontrar nas suas costas, a forma como Katsouranis praticou a infracção, não nos pés, mas nas coxas do adversário, justificava a exibição de cartão amarelo, o que não sucedeu." E RS:"Sim, faltou o cartão amarelo a Katsouranis, que rasteirou o adversário."

- (0-0) 45'+2' Cartão amarelo a jogador do Rio Ave mal amostrado. Miguel Lopes derruba Aimar. Não se justifica a exibição do cartão amarelo ao jogador do Rio Ave. Diz SD:"ão se justificava de todo face ao critério que o árbitro adoptou. Esteve mal o árbitro."

- Resumindo: CARTÃO AMARELO PARA JOGADOR DO BENFICA NÃO AMOSTRADO E MAL EXIBIDO O CARTÃO AMARELO AO JOGADOR DO RIO AVE.


2ªJORNADA:BENFICA 1-1 FC PORTO (JORGE SOUSA - PORTO)

- (0-0) 6' Perdoada expulsão do jogador do Benfica Luisão.Luisão devia ser expulso por agressão sobre Sapunaru. Diz JC:"Com o braço esquerdo, Luisão atingiu deliberdamente Sapunaru. O jogo estava interrompido para execução de um canto. Somente a acção disciplinar se impunha, que seria cartão vermelho. De referir ser o lance visível por acção das câmaras. Para além desta agressão, verificaram-se vezes de mais agarrões e empurrões aquando da execução de pontapés de canto. Os árbitros têm instruções para advertir de imediato." E RS:"Luisão dá uma chapada na cara de Sapunaru. Não ficam dúvidas de que o defesa-central do Benfica merecia ser expulso na sequência deste lance. O árbitro parou o jogo e, infelizmente, não terá visto a atitude do jogador do Benfica." E AR:"Sendo um lance de muito difícil julgamento para o árbitro, na verdade Luisão, sem que esteja a disputar a bola, com o cotovelo atinge a cara do adversário. Caso o árbitro tivesse visto o lance, teria de agir no aspecto disciplinar."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO BENFICA.


3ªJORNADA:P.FERREIRA 3-4 BENFICA (BRUNO PAIXÃO - SETÚBAL)

- (1-3) 55' Perdoada expulsão de um jogador do Benfica. Numa disputa, Nuno Gomes pontapeia Filipe Anunciação e só vê cartão amarelo. Decisão incorrecta. Diz JC:"Impunha-se a exibição do cartão vermelho e não do amarelo a Nuno Gomes, que pontapeou objectivamente o adversário, praticando conduta violenta." E RS:"Trata-se de uma agressão a pontapé, que não é passível de ser punida com o cartão amarelo. Ao jogador do Benfica, devia ter sido exibido o cartão vermelho." E SD:"Nuno Gomes não tem qualquer intenção de jogar a bola e dá um pontapé no adversário. Considera-se isso uma agressão. O árbitro, como é muito económico, mostrou o cartão amarelo, mas, em vez do amarelo, justificava-se o vermelho."

- (3-4) 90'+6' Cartão não amostrado a jogador do Benfica.É assinalada falta de Balboa sobre Tatu, sem exibição do amarelo. Decisão incorrecta Diz JC:" Balboa, batido pelo repentismo do adversário, com o braço esquerdo trava-lhe o movimento cometendo comportamento antidesportivo que justificava o amarelo."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO BENFICA E CARTÃO AMARELO POR AMOSTRAR A JOGADOR DO BENFICA.


4ªJORNADA:BENFICA 2-0 SPORTING (DUARTE GOMES - LISBOA)

- (2-0) 82' Fora-de-jogo mal assinalado ao ataque do Sporting quando um jogador se isolava. Foi incorrecta a decisão do juiz assistente ao assinalar um fora-de-jogo a Derlei. Diz JC:" Intervenção desajustada do árbitro-assistente, embora se compreenda que a movimentação dos jogadores tenha conduzido ao erro." E RS:" Pode-se ver que o Derlei está, no máximo, em linha com o penúltimo defesa do Benfica. Em caso de dúvida, o benefício é de quem ataca."E SD:" Pelas imagens televisivas, é um fora-de-jogo mal assinalado. Mas é um lance muito rápido, e, assim sendo, dou o benefício da dúvida ao assistente." E AR:" No momento do passe, Derlei estava em posição regular. Se o árbitro-assistente deu a indicação de fora-de-jogo neste lance, teve uma má interpretação nas leis do fora-de-jogo."

- Resumindo: FORA-DE-JOGO MAL ASSINALADO AO ATAQUE DO SPORTING QUANDO UM SEU JOGADOR FICARIA ISOLADO.


5ªJORNADA:LEIXÕES 1-1 BENFICA (OLEGÁRIO BENQUERENÇA - LEIRIA)

-(0-0) 33' Fora-de-jogo mal assinalado ao ataque do Leixões quando um jogador se isolava. Marques escapa-se, após passe de Wesley, mas é-lhe assinalado fora-de-jogo. Mal. Diz SD:"É um fora-de-jogo mal marcado ao jogador do Leixões. No momento em que a bola é tocada, Marques está atrás do penúltimo defesa do Benfica. Esteve mal o assistente, desatento." E AR:"No momento do passe, o jogador do Leixões encontra-se em linha com o penúltimo defensor do Benfica. Sendo assim, houve uma indicação errada do assistente."

- (0-1) 85' Penálti contra o Benfica não assinalado. Fica por assinalar grande penalidade a favor do Leixões por falta de Yebda sobre Braga. Diz JC:" Sim, Yebda faz obstrução intencional e deliberada com contacto físico. Penálti por assinalar." E SD:" É penálti contra o Benfica. Com o braço esquerdo, o jogador do Benfica impede o do Leixões de progredir no terreno. É daqueles que se marcam com facilidade fora da grande área e lá dentro nem por isso."

- Resumindo. PENÁLTI CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADO E FORA-DE-JOGO MAL ASSINALADO AO ATAQUE DO LEIXÕES QUANDO UM SEU JOGADOR FICARIA ISOLADO.


3ªELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL:BENFICA 0-0 PENAFIEL (PAULO BAPTISTA - PORTALEGRE)

- (0-0) Miguel Vitor deveria ter visto cartão amarelo. (Análise Ojogo)

- (0-0) 105´+1 Perdoada expulsão com cartão vermelho ao jogador do Benfica Katsouranis. (Análise OJogo)

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO BENFICA E MAIS UM CARTÃO AMARELO POR AMOSTRAR A JOGADOR DO BENFICA.


6ªJORNADA:BENFICA 2-1 NAVAL (RUI COSTA - PORTO)

- (0-0) 58'Fora-de-jogo mal assinalado ao ataque do Naval com o jogador completamente isolado. Marinho aparece isolado. A jogada foi interrompida por fora-de-jogo. Mal assinalado? Diz JC:" Precipitação do assistente Tiago Leandro pois o jogador da Naval estava correctamente posicionado quando a bola lhe foi enviada." E RS:" O jogador da Naval nem sequer estava numa posição duvidosa. O árbitro-assistente deve tomar mais atenção, porque um lance destes pode decidir o jogo." E SD:" Foi mal assinalado. Foi um lance rápido de contra-ataque, onde o jogador da Naval se desmarca e estava numa posição perfeitamente regular. Mas pela velocidade do lance é susceptível que o árbitro possa errar." E AR:" Quando recebe a bola do seu colega de equipa Marinho estava em posição correcta. Sendo assim, foi um mau julgamento por parte do árbitro-assistente."

- Resumindo: FORA-DE-JOGO MAL ASSINALADO AO ATAQUE DO NAVAL QUANDO O SEU JOGADOR ESTAVA COMPLETAMENTE ISOLADO.


7ªJORNADA:GUIMARÃES 1-2 BENFICA (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)

- (1-2) 57' Livre indirecto contra o Benfica dentro da sua grande área. Na sequência de uma intercepção de Sidnei com o pé, Quim agarra a bola. Foi atraso ao guarda-redes. Diz RS:" É atraso intencional a Quim, e como tal, é livre indirecto. No momento em que o jogador do Guimarães ataca a bola, Sidnei faz um atraso deliberado a Quim, que agarra a bola. Má decisão do árbitro." E SD:" O árbitro devia ter assinalado, porque o Sidnei está de frente para o Quim, pelo que não considero um corte e sim um passe. Assim sendo, deveria ter sido assinalado livre indirecto contra o Benfica."

- Resumindo: LIVRE INDIRECTO DENTRO DA ÁREA DO BENFICA POR ASSINALAR.


4ªELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL:BENFICA 3-0 D. AVES (ELMANO SANTOS - MADEIRA)

- (2-0) 28´Terceiro golo do Benfica ilegal. Maxi Pereira estava em fora-de-jogo. ( Análise Ojogo)

- Resumindo: TERCEIRO GOLO DO BENFICA ILEGAL.


8ªJORNADA:BENFICA 1-0 E.AMADORA (JOÃO CAPELA – LISBOA)

- (1-0) 75' Fora-de-jogo mal assinalado ao ataque do E.Amadora quando um jogador se isolava. É assinalado fora-de-jogo a Ndiaye. Não estava em posição irregular. Diz JC:" Foi uma intervenção falsa do assistente número um, que indevidamente assinalou o impedimento não existente." E RS:" O jogador do Estrela não se encontrava em posição irregular, estava em linha com a defesa do Benfica. Foi uma má decisão do árbitro assistente." E SD:" Foi mal marcado o fora-de-jogo. Claro que são lances muito rápidos e difíceis para o assistente, em que a velocidade do avançado é superior à do defesa, mas foi mal decidido pelo assistente." E AR:" Sendo o lance de dificuldade extrema de julgar em terreno de jogo, dada a sua rapidez, podemos observar que o jogador do Estrela estava em jogo."

- (1-0) 90'+3' Falta perigosa à entrada da área não assinalada contra o Benfica.Binya comete falta sobre Pedro Pereira em zona frontal à baliza encarnada. Diz JC:" Binya cometeu infracção sobre o adversário. Justificava-se pontapé-livre directo. Porém, o árbitro nada assinalou."

- Resumindo: FORA-DE-JOGO MAL ASSINALADO AO ATAQUE DO E.AMADORA QUANDO UM SEU JOGADOR SE ISOLAVA E FALTA PERIGOSA À ENTRADA DA ÁREA CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADA.


9ªJORNADA:ACADÉMICA 0-2 BENFICA (PEDRO PROÊNÇA - LISBOA)

- (0-0) 22' Falta claríssima contra o Benfica não assinalada e respectiva punição disciplinar. Passa em claro derrube de David Luiz a Miguel Pedro. Seria lance para cartão. Diz JC:" David Luiz foi imprudente na forma como se fez à jogada, atingindo o adversário no calcanhar com a biqueira da bota, falta que o árbitro não sancionou e que, por si só, justificava a exibição de cartão amarelo." E RS:" Era falta de David Luiz, sim, mas o árbitor não marcou. E também seria cartão amarelo, mas, como o jogo estava disciplinado, o árbitro optou por não o exibir." E SD:" David Luiz comete falta sobre o adversário, num comportamento antidesportivo, e deveria ter visto cartão amarelo. David Luiz é useiro e vezeiro neste tipo de falta. Ou se endireita ou vai ter muitos problemas com os cartões." E AR:" Terá ficado ao árbitro a sensação de que David Luiz não terá tocado no adversário, mas, na televisão, vê-se que o jogador do Benfica atinge o adversário. Assim, justificava-se falta e cartão amarelo."

- (0-1) 46' Golo do Benfica ilegal por penálti inexistente. É mal assinalado o penálti, por falta de Pavlovic sobre Reyes, que dá o 0-2 para o Benfica. Diz JC:"Não há motivo para grande penalidade. Pavlovic ganhou posição, encolheu-se, e Reyes, inteligentemente, simulou falta que o árbitro, apesar de bem colocado, e com campo de visão suficiente, marcou. Deixou-se enganar." E AR:" No terreno de jogo, é normal que o árbitro sancione penálti, mas, porque estou a observar através da televisao, vejo que o jogador da Académica ganha posição, fixa a perna no terreno e é o jogador do Benfica que provoca o contacto. Sendo assim, e porque pude ver na televisão, tenho de penalizar o árbitro."

- Resumindo: O SEGUNDO GOLO DO BENFICA NASCE DE UM PENÁLTI INEXISTENTE E FALTA CLARÍSSIMA CONTRA O BENFICA E RESPECTIVA PUNIÇÃO DISCIPLINAR DE UM DOS CACETEIROS-MOR NÃO ASSINALADA.


10ªJORNADA:BENFICA 2-2 V. SETÚBAL (VASCO SANTOS - PORTO)

- (2-1) 68' Penálti contra o Benfica não assinalado. Leandro Branco cai na área com Miguel Vítor à ilharga. Existe caso para grande penalidade. Diz JC:" Leandro Branco foi empurrado pelas costas por Miguel Vítor, que usou ambas as mãos. Ficou por assinalar grande penalidade contra o Benfica, por desatenção do árbitro." E SD:"Miguel Vítor empurra o jogador do Setúbal na área, pelo que teria de ser marcada uma grande penalidade contra o Benfica."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADO.


11ªJORNADA:MARÍTIMO 0-6 BENFICA (ARTUR SOARES DIAS - PORTO)

- (0-0) 17' Primeiro golo do Benfica ilegal por penálti inexistente. Não há penálti de Marcos sobre Suazo , pelo contrário, pé em riste do avançado sobre o guarda-redes. Diz JC:"Em primeiro lugar, há pé em riste de Suazo sobre Marcos. Livre indirecto que deveria ter sido sancionado e não a grande penalidade que foi assinalada. Ressalve-se, no entanto, que a observação é feita através da TV e, no terreno de jogo, a grande penalidade é, muito naturalmente, a decisão mais corrente."

- (0-2) 63' Perdoada expulsão de uma jogador do Benfica. David Luiz devia ter visto o segundo amarelo devido a uma falta cometida sobre Djalma. Diz JC:" David Luiz projectou-se atingindo o adversário e derrubando-o. Devia ter visto o segundo cartão amarelo, o que não aconteceu." E RS:" Era falta e devia ter visto o segundo cartão amarelo. Não interpretou bem o árbitro, mas era assim que devia ter agido." E AR:" Quando o jogador do Marítimo tenta chutar a bola, o benfiquista, lateralmente e de forma perigosa, atinge-o. Devia ter visto o segundo amarelo. "

- Resumindo: PRIMEIRO GOLO DO BENFICA É ILEGAL PORQUE NASCE DE UM PENÁLTI INEXISTENTE E PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO BENFICA.


12ªJORNADA:BENFICA 0-0 NACIONAL (PEDRO HENRIQUES - LISBOA)

- (0-0) 78' Jogador do Nacional mal expulso. O segundo amarelo exibido a Alonso e a consequente expulsão são decisões erradas de Pedro Henriques. Diz RS:" O cartão amarelo em questão é bem exibido, mas o jogador do Nacional é mal expulso, uma vez que viu o primeiro amarelo por jogar a bola com a mão e ele jogou-a com a cabeça."

- Resumindo: EXPULSÃO INJUSTA DE UM JOGADOR DO NACIONAL.


13ªJORNADA:TROFENSE 2-0 BENFICA (JORGE SOUSA - PORTO)

- Nada a assinalar.


1ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA:V.GUIMARÃES 0-2 BENFICA (OLEGÁRIO BENQUERENÇA - LEIRIA)

- (0-1) 61' Penálti contra o Benfica não assinalado. Maxi Pereira derruba Marquinho na grande área. Há motivo para grande penalidade. Diz JC:"Maxi Pereira dá um primeiro toque no pé de Marquinho e depois, com o braço esquerdo, um chega para lá que contribuiu para a queda do vimaranense. Grande penalidade que ficou por assinalar, com o árbitro por perto."E RS:"Maxi Pereira empurra, de facto, Marquinho, havendo lugar a uma clara grande penalidade, que ficou por assinalar." E SD:"O jogador do Guimarães é empurrrado com o braço por Maxi Pereira. Grande penalidade que ficou por marcar." E AR:" Maxi Pereira, com o braço esquerdo, empurrou o adversário, impedindo este de jogar a bola. Como a falta foi cometida dentro da área de grande penalidade, ficou por sancionar um penálti contra o Benfica e o respectivo cartão amarelo a Maxi Pereira."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADO.


14ªJORNADA:BENFICA 1-0 BRAGA (PAULO BAPTISTA - PORTALEGRE)

-(0-0) 45'+2' Golo do Benfica ilegal por fora-de-jogo não assinalado. No momento em que Aimar efectua o centro, David Luiz encontrava-se em fora-de-jogo. Diz JC:"David Luiz já se encontrava fora-de-jogo, quando o livre foi executado. Tirou proveito directo da posição irregular. O assistente Luís Tavares estava seguramente distraído, influenciando assim o resultado." E RS:"Não há dúvida nenhuma de que, quando a bola parte, David Luiz já se encontrava adiantado em relação ao penúltimo defesa. Por isso, decisão errada do árbitro." E SD:"Quando Aimar efectua o cruzamento, David Luiz encontra-se em posição irregular. Ficou um fora-de-jogo por assinalar que acabou por ser decisivo no desfecho do jogo." E AR:"No momento em que Aimar cruza para a área do Braga, David Luiz estava em posição de fora-de-jogo. Sendo assim, errou o árbitro assistente ao não dar a indicação da infracção."

- (1-0) 56' Penálti a favor do Benfica inexistente. Esteve mal o juiz da partida ao assinalar penálti punindo falta de Mossoró sobre Di María. Diz JC:" De modo algum existiu infracção para penálti. Até a forma efusiva como Di María festejou no solo impunha cartão amarelo a este jogador, e não à acção cometida por Mossoró." E RS:" Tendo em conta a dualidade de critérios em lances idênticos, altero a opinião inicial afirmando que não houve motivo para grande penalidade." E SD:" É uma decisão errada do árbitro. Não há qualquer penálti. Existe um contacto entre Mossoró e Di María, de facto, mas apenas de forma fortuita."

- (1-0) 70' Penálti contra o Benfica não assinalado. Havia lugar à marcação de grande penalidade castigando falta de Luisão sobre Matheus. Diz JC:" Arrancar árvores é crime de lesa-natureza. No futebol, nas áreas, arrancar pela raiz é grande penalidade." E RS:"Luisão entra de carrinho e derruba o jogador do Braga já dentro da grande área. Não deixa dúvidas a ninguém que ficou por assinalar uma grande penalidade." E SD:" Disputando a bola já dentro da grande área, Luisão entra de forma mais ríspida sobre Matheus cometendo grande penalidade que o árbitro não assinalou." E AR:" Sem que tenha jogado a bola, Luisão rasteira de forma evidente o adversário. Sendo assim, ficou por sancionar penálti contra o Benfica."

-Resumindo: GOLO DO BENFICA ILEGAL POR CLARÍSSIMO FORA DE JOGO, MAIS PENÁLTI A FAVOR DO BENFICA QUE NÃO EXISTIU, MAIS PENÁLTI CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADO.


2ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA:BENFICA 4-1 OLHANENSE (MARCO FERREIRA - MADEIRA)

- (3-1) 65' Perdoada expulsão de um jogador do Benfica. Sidnei atinge Bruno Mestre com o cotovelo. Esteve mal o juiz ao não expulsar o defesa do Benfica. Diz JC:"Deveria ter sido exibido cartão vermelho, pela contuda violenta do jogador do Benfica sobre o adversário. Uma cotovelada não pressupõe que o agente arme o braço e desfeche o cotovelo sobre alguém. A acção protagonizada por Sidnei é digna de um sumaríssimo." E RS:"O árbitro devia ter interrompido o jogo e mostrado o cartão vermelho a Sidnei, por agressão com o cotovelo. Esteve mal o árbitro." E AR:"Sidnei, ao saltar para jogar a bola, utilizou de forma indevida o cotovelo, vindo a lesionar o adversário. Em face daquilo que são as instruções e as Leis do Jogo, devia o árbitro, aqui, para além da sanção técnica, exibir o cartão vermelho a Sidnei."

- (3-1) 80' Perdoada expulsão de um jogador do Benfica. Esteve mal o árbitro ao não advertir Nuno Gomes por cotovelada a Javier Cohene. Diz JC:" Ao passar pelo adversário, Nuno Gomes atingiu-o objectivamente com o braço direito, em pura agressão a justificar cartão vermelho. Acção que passou impune." E RS:" O árbitro deveria ter interrompido o jogo e ter expulsado Nuno Gomes por agressão ao adversário. Mas era preciso maior coragem e que ele fosse bom disciplinarmente, o que não é o caso."

- Resumindo: PERDOADAS DUAS EXPULSÕES DE JOGADORES DO BENFICA.


3ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA:BENFICA 1-0 BELENENSES (BRUNO PAIXÃO - SETÚBAL)

-(0-0) 24' Cartão amarelo mal amostrado a jogador do Belenenses. O cartão amarelo a Carciano é mal amostrado, após suposta falta sobre Aimar. Diz JC:" Carciano não cometeu qualquer infracção sobre Aimar. Houve realmente infracção mas cometida por outro jogador do Belenenses, que faz com que Aimar já estivesse em desequilíbrio quando chegou próximo de Carciano. Deveria ter sido sancionada a falta anterior e o cartão não se aplicava." E AR:" Podemos observar nas imagens da televisão é que Aimar sofre anteriormente uma falta e quando vai em desequilíbrio, Carciano ter-lhe-á eventualmente tocado, mas nada justificava que fosse punido no aspecto disciplinar."

-(1-0) 72' Fora-de-jogo mal assinalado ao ataque do Belenenses quando um jogador se isolava. É mal assinalado o fora-de-jogo a Porta. Diz JC:" Não havia qualquer impedimento do jogador azul. Foi precipitação do assistente que analisou a equipa visitante." E RS:" Não existe fora-de-jogo, o jogador do Belenenses estava em posição regular no momento em que a bola lhe foi passada."

- (1-0) 90'+2' Golo do Belenenses mal anulado. Foi mal anulado o golo ao Belenenses, por alegada falta sobre Moretto. Diz JC:"Moretto não é o Eduardo Mãos de Tesoura, mas na verdade beneficiou da comiseração do árbitro. Não houve qualquer infracção, pois foi o guarda-redes quem abordou mal o lance. Largou a bola e permitiu que os visitantes fizessem golo indevidamente não validado." E RS:"É falta, mas falta de jeito do guarda-redes do Benfica. Não vejo qualquer interferência do jogador do Belenenses em impedir o guarda-redes de jogar a bola e como tal o árbitro precipitou-se ao marcar falta." E AR:"Foi mal anulado o golo ao Belenenses, pois Moretto não sofre qualquer infracção. Na sua falha o guarda-redes encarnado teve a protecção do árbitro ao considerar que tinha sofrido falta."

- Resumindo: GOLO DO BELENENSES MAL ANULADO, FORA-DE-JOGO MAL ASSINALADO AO ATQUE DO BELENENSES QUANDO UM SEU JOGADOR SE ISOLAVA, MAIS CARTÃO AMARELO MAL EXIBIDO A JOGADOR DO BELENENSES.


15ªJORNADA:BELENENSES 0-0 BENFICA (ELMANO SANTOS - MADEIRA)

- (0-0) 70' Penálti contra o benfica não assinalado. Há falta na área de Miguel Vítor sobre Marcelo. Diz JC:" Marcelo acorria a um cruzamento da esquerda quando Miguel Vítor estendeu a perna esquerda para trás, derrubando-o e fazendo o suficiente para grande penalidade." E RS:" Miguel Vítor, com a perna, derruba o avançado do Belenenses, pelo que o árbitro deveria ter assinalado grande penalidade."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADO.


2ª VOLTA


16ªJORNADA:BENFICA 1-0 RIO AVE (RUI COSTA - PORTO)

- (0-0) 61' Fora-de-jogo mal assinalado ao ataque do Rio Ave quando um jogador se isolava. Yazalde não estava em fora-de-jogo quando se desmarca e foge a Luisão. Diz JC:" Yazalde vê-lhe assinalado um fora-de-jogo que, em boa verdade, apenas em repetição do lance se verifica não ter existido. Mal o assistente."

- Resumindo: FORA-DE-JOGO MAL ASSINALADO AO ATAQUE DO RIO AVE QUANDO UM SEU JOGADOR SE ISOLAVA


17ªJORNADA:FC PORTO 1-1 BENFICA (PEDRO PROÊNÇA – LISBOA)

- (0-0) 18' Pénalti contra o Benfica não assinalado. Há grande penalidade no contacto entre Reyes e Lucho na grande área do Benfica. Diz JC:" Reyes pisou e prendeu o pé direito de Lucho, fazendo penálti. O médio portista não foi artista, procurando jogar a bola e não ficar no solo como outro faria. Nas grandes penalidades não há lei da vantagem." RS:" Aqui sim. O árbitro deveria ter marcado penálti, atendendo a que houve contacto. É verdade que o jogador do FC Porto não caiu, mas nas grandes penalidades não se dá lei da vantagem. Erro grave."

- (0-0) 26' Perdoada expulsão de um jogador do Benfica. Sidnei faz falta sobre Lucho merecedora de cartão vermelho directo. Diz JC:" De perna bem esticada,Sidnei atingiu com a sola da bota o adversário em manifesta conduta violenta. Impunha-se a exibição do cartão vermelho ao médio do Benfica."

- (1-1) 90'+1 Falta contra o Benfica transformada numa contra o F.C.Porto e Cartão amarelo perdoado a um jogador do Benfica. Na disputa de bola entre David Luiz e Fucile. O árbitro decide mal ao considerar falta do portista? Diz JC:" Decidiu mal. David Luiz intimidou-se e apresentou-se de pé direito na frente e com o braço atingiu o adversário no canal das migas. A falta seria contra o Benfica e não como foi marcada pelo árbitro." RS:" O árbitro deveria ter marcado falta contra o Benfica.David Luiz é que entrou com o pé por cima de Fucile. Uma acção que justificava claramente a exibição do cartão amarelo ao defesa do Benfica." AR:" Não. Quem cometeu a falta e, de forma perigosa, foi David Luiz, pelo que devia o árbitro sancionar falta contra o Benfica e exibir cartão amarelo ao jogador infractor."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADO E PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO BENFICA, MAIS FALTA CONTRA O BENFICA TRANSFORMADA CONTRA O F.C.PORTO E RESPECTIVO CARTÃO AMARELO PERDOADO.


MEIAS-FINAIS TAÇA DA LIGA:BENFICA 2-1 V. GUIMARÃES (ARTUR SOARES DIAS - PORTO)

- (0-0) 65' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. Miguel Vítor derruba Marquinho. Impunha-se o cartão amarelo. Diz JC:" A falta cometida pelo jogador do Benfica exigia o cartão amarelo, segundo um critério de igualdade."

- (1-0) 75' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. Rúben Amorim trava Nuno Assis. Faltou amarelo ao médio do Benfica. Diz JC:" Faltou, porque foi objectiva e determinada a falta praticada pelo jogador do Benfica."

- Resumindo: PERDOADOS DOIS CARTÕES AMARELOS A JOGADORES DO BENFICA.


18ªJORNADA:BENFICA 3-2 P.FERREIRA (COSME MACHADO – BRAGA)

- (0-0) 67' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. Diz RS:" O sr. Cardozo devia ter visto o cartão amarelo por comportamento incorrecto"

- Resumindo: PERDOADO CARTÃO AMARELO A UM JOGADOR DO BENFICA.


19ªJORNADA:SPORTING 3-2 BENFICA (OLEGÁRIO BENQUERENÇA - LEIRIA)

- (1-1) 41' Penálti contra o Benfica não assinalado. Braço na bola, de Maxi Pereira, na área encarnada. Diz JC:"O remate do jogador sportinguista foi potente, mas feito de alguma distância, pelo que a acção de Maxi Pereira exigia que tivesse sido assinalada a marca dos onze metros. Esteve mal o árbitro, que de frente para o lance nada assinalou." RS:"Maxi Pereira, ostensivamente, joga a bola com o cotovelo. Grande penalidade que ficou por assinalar." AR:"Braço na bola. Maxi Pereira jogou a bola com o braço esquerdo de forma ostensiva. Grande penalidade que ficou por sancionar contra o Benfica e respectivo cartão amarelo."

- (3-2) 90'+2' Perdoada expulsão de um jogador do Benfica. Luisão deveria ter sido sancionado por agressão a Liedson. Diz JC:" chapadão de Luisão a Liedson , falta que impunha cartão vermelho." RS:" Luisão dá uma chapada em Liedson e o árbitro deveria ter interrompido o jogo e expulso Luisão, por agressão. " AR:" Luisão tem um gesto com a mão, uma bofetada, que seria evitável, e devia ter sido sancionado com um cartão vermelho. "

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADO E RESPECTIVO CARTÃO AMARELO POR AMOSTRAR MAIS PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO BENFICA.


20ªJORNADA:BENFICA 2-1 LEIXÕES (LUCÍLIO BAPTISTA - SETÚBAL)

- (2-0) 70' Falta e respectivo cartão amarelo por assinalar contra o Benfica. Ficou uma falta por marcar de Luisão sobre Rodrigo Silva. Diz JC:" Luisão cometeu efectivamente falta sobre Rodrigo Silva, por negligência, ficando por sancionar a infracção." RS:" Luisão, ao entrar à bola, comete jogo violento, atingindo o jogador do Leixões no baixo ventre. Deveria ter sido exibido o amarelo a Luisão." AR:" Luisão fez falta indiscutível sobre o adversário, de tal forma que a mesma seria merecedora de cartão amarelo. Mal o árbitro ao nada considerar."

- Resumindo: FALTA E RESPECTIVO CARTÃO AMARELO POR ASSINALAR CONTRA O BENFICA.


21ªJORNADA:NAVAL 1-2 BENFICA (JOÃO FERREIRA - SETÚBAL)

- (0-1) 18' Falta e respectivo cartão amarelo por assinalar contra o Benfica. Ficou por assinalar falta de Maxi Pereira sobre Davide. Diz JC:" Maxi Pereira foi imprudente e temerário na forma como abordou o lance, atingindo o adversário, mas fora da área de grande penalidade, próximo da linha-limite da mesma. Falta e cartão amarelo ficaram por sancionar." RS:" É um lance em que Maxi Pereira entra com tudo, não jogando a bola. Devia ter sido assinalada falta fora da área e amarelo por jogo perigoso." AR:" Sim, Maxi Pereira projecta-se para jogar a bola, no entanto não conseguiu e atingiu o adversário. Amarelo por exibir e um livre directo contra o Benfica por assinalar."

- (1-1) 73' Golo ilegal por falta inexistente que origina o golo da vitória do Benfica. Não existe infracção de Davide no lance que origina o livre que resulta no segundo golo do Benfica. Diz JC:"A bola não foi jogada pelo braço do jogador da Naval, foi, sim, jogada pela cara. Não havia razão para o livre assinalado." AR:"O gesto que o jogador da Naval fez levou a que o árbitro pensasse que jogou a bola com a mão, mas, na verdade, a bola bateu-lhe na cara, sem qualquer falta. Mau julgamento do árbitro neste lance em concreto."

- Resumindo: FALTA INEXISTENTE A FAVOR DO BENFICA QUE ORIGINA O GOLO DA VITÓRIA, MAIS FALTA E RESPECTIVO CARTÃO AMARELO POR ASSINALAR CONTRA O BENFICA.


22ªJORNADA:BENFICA 0-1 V. GUIMARÃES (JORGE SOUSA – PORTO)

- (0-0) 36' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. Faltou sanção disciplinar a Aimar, por falta sobre Flávio Meireles. Diz JC:"Aimar justificou o cartão amarelo pela falta que cometeu. Saltou com os pés juntos revelando total imprudência." RS:" Entrada perigosa de Aimar sobre Flávio Meireles. Jogo perigoso e como tal o árbitro deveria ter mostrado amarelo ao jogador do Benfica." AR:" Sim, Aimar entrou de forma muito perigosa sobre o adversário vindo mesmo a lesioná-lo. Falta que justificava exibição de amarelo, pelo que o árbitro interpretou mal."

- (0-1) 72' Cartão amarelo mal amostrado ao jogador do V.Guimarães. Não se aceita o cartão amarelo a Lionn, por derrube a David Luiz. Diz JC:" Não se justifica de maneira nenhuma. Houve realmente um empurrão, mas a jogada não era prometedora, pelo que o cartão amarelo foi um exagero."

- (0-1) 87' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. A entrada de Aimar sobre o adversário era merecedora de sanção disciplinar. Diz JC:" A falta cometida por Aimar por si só justificava amarelo. O jogador já era persistente e não contente reclamou a intervenção do árbitro. Impunha-se o amarelo."

- Resumo: PERDOADOS DOIS CARTÕES AMARELOS AO MESMO JOGADOR DO BENFICA, QUE A SEREM MOSTRADOS LEVARIAM À EXPULSÃO DO SEU JOGADOR, MAIS CARTÃO AMARELO INJUSTIFICÁVEL A JOGADOR DO V.GUIMARÃES.


FINAL DA TAÇA DA LIGA:SPORTING 1-1 BENFICA (LUCÍLIO BAPTISTA - SETÚBAL)

- (0-0) 3' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. Luisão devia ter visto um cartão pelas faltas sucessivas sobre Derlei e Vukcevic. Diz JC:" - A primeira falta já o exigia. A segunda, porque sequencial e persistente, impunha-se." RS:" O árbitro começa logo aqui a mostrar falta de categoria para este jogo. Devia claramente ter exibido o amarelo a Luisão." Luisão fez uma primeira falta que justificava, desde logo, o cartão. Ainda por cima, fez uma segunda, e o árbitro nada atendeu."

- (0-0) 4' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. A entrada dura de Katsouranis sobre Rochemback devia ter-lhe valido um cartão. Diz JC:" Sim, o amarelo. A passividade demonstrada conduziu a situações posteriores mais gravosas." RS:" Era também passível de cartão amarelo. O árbitro fez novamente vista grossa."

- (0-0) 31' Perdoada expulsão de um jogador do Benfica. Lucílio Baptista devia ter agido disciplinarmente no diferendo entre Derlei e Miguel Vítor. Diz JC:" No desentendimento entre os dois não, mas na intervenção de Luisão, que deu uma joelhada em Derlei, sim, e com cartão vermelho." RS:" Sim. Devia ter mostrado vermelho a Luisão por agressão a Derlei. E este e Miguel Vítor deviam ter sido amarelados, por comportamento incorrecto."

- (0-0) 41' Perdoada expulsão de um jogador do Benfica. Reyes viu amarelo por entrada sobre Rochemback. Devia ser de outra cor. RS:" Não era amarelo, mas vermelho. Há uma entrada violenta, com a sola da bota, à perna do sportinguista."

- (1-0) 73´ Golo do Benfica ilegal por Penálti a favor do Benfica inexistente. E expulsão injusta do jogador adversário. É mal assinalado o penálti que resulta no empate e provoca a expulsão de Pedro Silva. Diz JC:"O penálti não teve razão de ser. O jogador utilizou o peito e não o braço. Equívoco grave com influência no resultado. Árbitro e árbitro-assistente deveriam ter-se entendido." RS:"Não. A bola bate no peito do jogador do Sporting e é uma má decisão. Como tal, a expulsão também é errada, pelo que o Sporting foi duplamente penalizado." AR:"Pedro Silva jogou a bola com o peito, sem cometer qualquer infracção. Muito mal o assistente ao dar indicação para penálti, e mal o árbitro ao aceitá-la, pois cabia-lhe o último julgamento. Erro grave com influência no resultado."

- Resumindo: GOLO DO BENFICA ILEGAL RESULTANTE DE PENÁLTI A FAVOR DO BENFICA INEXISTENTE E CONSEQUENTE EXPULSÃO INJUSTA DO JOGADOR DO SPORTING, MAIS DUAS EXPULSÕES PERDOADAS DE JOGADORES DO BENFICA, MAIS DOIS CARTÕES AMARELOS PERDOADOS A JOGADORES DO BENFICA. UFFAA!!!


23ªJORNADA:E.AMADORA 1-2 BENFICA (HUGO MIGUEL - LISBOA)

- (0-0) 4' Primeio golo do Benfica ilegal por Penálti a favor do Benfica inexistente. Ney carrega Nuno Gomes fora da área. A grande penalidade foi mal assinalada. Diz JC:"Grande penalidade mal assinalada. Nuno Gomes, com o pé direito, tocou no pé do adversário, tropeçando ainda fora da área. Nunca seria grande penalidade." RS:"Se existisse falta seria fora da área. Mas não fico convencido da falta, na minha opinião, foi uma simulação."AR:"O árbitro teve uma errada interpretação neste lance. Pois caso tenha havido um toque em Nuno Gomes, ele aconteceu fora da área."

- (0-1) 14' Segundo golo do Benfica ilegal por mais um Penálti a favor do Benfica inexistente. Vidigal desvia a bola com o braço mas não justificando grande penalidade. Diz RS:" Não há dúvida nenhuma que Vidigal joga a bola com a mão, mas não é intencional. Quem ajuizou, precipitou-se na análise."

- (0-2) 28' Penálti contra o Benfica não assinalado. David Luiz intercepta um cruzamento e provoca canto. Foi com a mão e seria penálti. Diz JC:" O benfiquista jogou a bola com o braço direito, cometendo o que seria grande penalidade. O árbitro, ao invés, decidiu-se por pontapé de canto." RS:" Há um corte com a mão do jogador do Benfica. Dada a situação dos lances anteriores, para ser coerente com o erro, o árbitro tinha de assinalar." AR:" David Luiz saltou para cabecear e, não o conseguindo, jogou a bola com o braço direito, desviando a mesma da sua trajectória. Ficou por sancionar um penálti."

- (1-2) 70' Falta perigosa contra o Benfica não assinalada. O corte de Miguel Vítor - sobre Anselmo - foi ilegal e havia direito a livre. Diz RS:" Deveria ter marcado falta. Fez uma arbitragem muito polémica, que há que rever... Isto cada vez está pior."

- Resumindo: ESPECTACULO: DOIS GOLOS ILEGAIS RESULTANTES DE DOIS PENÁLTIS A FAVOR DO BENFICA QUE NÃO EXISTIRAM E UM PENÁLTI CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADO.


24ªJORNADA:BENFICA 0-1 ACADÉMICA (MARCO TEIXEIRA - MADEIRA)

- (0-1) 27' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. Reyes deveria ter visto o cartão amarelo numa entrada sobre Cris. Diz JC:" O modo como o benfiquista jogou foi imprudente. Reyes justificava, por isso, a acção disciplinar, o que lamentavelmente não aconteceu." RS:" Foi uma entrada perigosa de Reyes sobre o adversário, mas o árbitro, incompreensivelmente, não mostrou o cartão amarelo ao jogador do Benfica."

- (0-1) 33' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. David Luiz merecia ser punido disciplinarmente por falta sobre Lito. Diz JC:" David Luiz foi objectivo na falta cometida porque não teve outra intenção que não derrubar o adversário. Impunha-se a exibição do cartão amarelo." RS:" Ficou por mostrar amarelo a David Luiz. A entrada sobre o adversário é perigosa. Mais um pecado no capítulo disciplinar, cometido pelo árbitro."

- (0-1) 72' Expulsão injusta de um jogador da Académica. Hélder Cabral é mal expulso por acumulação de amarelos. Não fez falta sobre Reyes. Diz JC:" De maneira nenhuma. Os dois jogadores seguiam no encalço da bola e o toque sucedido foi ocasional. Justificava-se somente acção técnica." RS:" Vi jogadas muito mais perigosas que não foram sancionadas. Reyes é inteligente e simulou a falta. O árbitro foi enganado e expulsou, mal, Hélder Cabral."

- (0-1) 81' Perdoada expulsão, duplo amarelo, de um jogador do Benfica .Não há penálti numa disputa de bola na área do Benfica, entre Miguel Pedro e David Luiz. Diz JC:" Não. David Luiz procurou cavar uma falta a que não tinha direito. Por simulação, impunha-se o cartão amarelo ao jogador encarnado." RS:" Assim que sentiu um pequeno contacto, o jogador do Benfica caiu no relvado. Simulou uma grande penalidade e deveria, por isso, ser advertido."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO BENFICA, EXPULSÃO INJUSTA DE UM JOGADOR DA ACADÉMICA E MAIS DOIS CARTÕES AMARELOS PERDOADOS A JOGADORES DO BENFICA.


25ªJORNADA:V.SETÚBAL 0-4 BENFICA (ARTUR SOARES DIAS - PORTO)

- (0-0) 9' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica.Entrada de Carlos Martins sobre Leandro Lima merecia acção técnica e disciplinar. Diz JC:" Foi imprudente a forma de jogar do benfiquista, pelo que o árbitro deveria ter sancionado o lance com livre directo e cartão amarelo." RS:" A entrada de carrinho de Carlos Martins merecia cartão amarelo por parte do árbitro." AR:" Carlos Martins teve uma entrada imprudente sobre o adversário. Como esta foi feita de forma perigosa, justificava-se o amarelo ao jogador do Benfica."

- (0-0) 18' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. David Luiz deveria ter sido admoestado pela falta cometida sobre Leandro Lima. Diz JC:" Foi ostensivo e objectivo na falta praticada, pelo que o cartão amarelo a David Luiz se impunha." RS:" David Luiz tem uma entrada dura sobre Leandro Lima, pelo que este lance era passível de exibição de cartão amarelo ao jogador do Benfica."

- (0-4) 88' Penálti contra Benfica não assinalado. David Luiz comete grande penalidade sobre Leandro Lima. Diz RS:" David Luiz comete falta na área sobre Leandro Lima, pelo que deveria ter sido assinalada grande penalidade a favor do Setúbal." AR:" É questão de intensidade. Contudo, David Luiz, de forma ostensiva, deixa ficar o pé para trás, tocando em Leandro Lima. Devia ter sido sancionado penálti."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADO MAIS DOIS CARTÕES AMARELOS PERDOADOS A JOGADORES DO BENFICA.


26ªJORNADA:BENFICA 3-2 MARÍTIMO (RUI COSTA - PORTO)

- (0-0)16' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. Entrada de Rúben Amorim sobre Bruno justificaria sanção técnica e disciplinar. Diz JC:"Rúben Amorim foi excessivamente combativo e imprudente, protagonizando um lance para cartão amarelo que o juiz não puniu." RS:"O árbitro deveria ter interrompido o jogo e mostrado o cartão amarelo a Rúben Amorim por entrada perigosa sobre o adversário."

- (3-1) 45' Perdoada expulsão de um jogador do Benfica. Após uma disputa de bola acesa, considera que Reyes agride Briguel? Diz JC:"Reyes utilizou o cotovelo de forma objectiva e clara para atingir o adversário. A exibição do cartão vermelho impunha-se."

- (3-2) 71' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. Foi perdoado um cartão amarelo a Katsouranis por falta sobre Djalma. Diz JC:"Foi, de facto, perdoado um cartão amarelo a Katsouranis, uma vez que estendeu a perna deliberadamente para trás, rasteirando o adversário.

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO BENFICA MAIS DOIS CARTÕES AMARELOS PERDOADOS A JOGADORES DO BENFICA.


27ªJORNADA:NACIONAL 3-1 BENFICA (JORGE SOUSA - PORTO)

- (0-0) 44' Fora-de jogo mal assinalado quando um jogador do Nacional se isolava.É mal assinalado o fora-de-jogo a Mateus, quando este se isolava frente a Quim. Diz JC:" Mateus estava em posição legal, quando a bola lhe foi endossada. Foi uma precipitação do árbitro-assistente." RS:" Um lance de fora-de-jogo que, mesmo na televisão, é difícil de ver. No entanto, há mesmo um lapso do assistente, visível pela repetição da jogada." AR:" Mateus, no momento em que o seu colega lhe passou a bola, estava em posição legal. Houve assim, pela parte do árbitro-assistente, uma má interpretação do lance."

- (3-1) 83' Penálti contra Benfica não assinalado. Miguel Vítor comete grande penalidade sobre Nené. Diz RS:" É grande penalidade, pois Miguel Vítor agarra o jogador do Nacional e derruba-o."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADO E FORA-DE-JOGO MAL ASSINALADO AO ATAQUE DO NACIONAL QUANDO UM JOGADOR SE ISOLAVA PARA A BALIZA.


28ªJORNADA:BENFICA 2-2 TROFENSE (JOÃO FERREIRA - SETÚBAL)

- (2-1) 45+1' Perdoada expulsão de um jogador do Benfica. Maxi Pereira atinge Zamorano com o braço. Havia motivo para sanção disciplinar. Diz RS:" O árbitro devia ter interrompido o jogo de imediato, para mostrar o cartão vermelho directo a Maxi Pereira por agressão."

- (2-2) 69' Perdoada expulsão de um jogador do Benfica. O cartão amarelo a Luisão é mal mostrado. Diz JC:" Pela plástica utilizada pelo árbitro é bem mostrado. Mas em boa verdade o cartão exibido devia ter sido o vermelho." RS:" A entrada de Luisão é passível de cartão vermelho, tendo como prova o estado lastimável em que ficou a camisola de Hélder Barbosa." AR:" Depois de chutar a bola, Luisão atinge de forma ostensiva o seu adversário, praticando jogo violento. O árbitro devia ter exibido o cartão vermelho."

- (2-2) 90' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. Yebda atinge Edu Souza com o cotovelo. Justifica-se a exibição de cartão ao francês. Diz JC:" Tal como Maxi Pereira na primeira parte, o francês do Benfica foi imprudente e merecia ter sido admoestado com um cartão amarelo." RS:" O árbitro devia ter interrompido o jogo e mostrado o cartão amarelo ao jogador do Benfica. A regra é bem explícita para este caso." AR:" Yebda saltou para jogar a bola levando o braço esquerdo à sua frente. Justificava-se aqui um livre contra o Benfica e o cartão amarelo para o francês.

-Resumindo: PERDOADAS DUAS EXPULSÕES DE JOGADORES DO BENFICA , MAIS UM CARTÃO AMARELO PERDOADO A UM JOGADOR DO BENFICA.


29ªJORNADA:SP.BRAGA 1-3 BENFICA (ARTUR SOARES DIAS - PORTO)

- (0-2) 29' Penálti contra Benfica não assinalado.João Pereira cruza e fica a ideia que Jorge Ribeiro corta a bola com a mão. Era grande penalidade. Diz JC:"Fica a ideia que sim. Jorge Ribeiro, com o braço esquerdo, cortou o lance fazendo o suficiente para ser grande penalidade." AR:"O que se pode verificar é que Jorge Ribeiro faz uma rotação com o corpo, vindo a jogar a bola com o braço. Ficou por sancionar uma grande penalidade contra o Benfica."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADO.


30ªJORNADA:BENFICA 3-1 BELENENSES (COSME MACHADO - BRAGA)

- (0-1) 17' Perdoado cartão amarelo a um jogador do Benfica. Maxi Pereira devia ter visto o cartão amarelo por derrubar José Pedro? Diz JC:" Maxi Pereira foi objectivo na falta praticada, cortando uma jogada prometedora da equipa visitante." E RS:" Maxi estava a ser useiro e vezeiro nas faltas. Devia ter visto o cartão amarelo."

- Resumindo: PERDOADO CARTÃO AMARELO A UM JOGADOR DO BENFICA.