quarta-feira, maio 20, 2009

SERVIU PARA ALGUMA COISA?







Jesualdo Ferreira em Abril 2009:

"Esta prova, numa primeira fase, permitiu que os jogadores do plantel principal ganhassem ritmo e melhorassem os seus desempenhos, garantindo, dessa forma, que se apresentassem dentro do ritmo apropriado sempre que chamados à equipa; numa segunda fase, proporcionou aos atletas da formação a possibilidade de ganharem rotinas com os treinos dos seniores (a interligação cada vez mais estreita entre a formação e o futebol profissional é, de resto, uma das grandes vantagens desta prova), assumirem um papel preponderante na competição e alcançarem os resultados que conhecemos. Tudo isto dentro de um quadro competitivo bastante diferente (mais completo) daquele a que estão habituados".

Luís Castro, director técnico da formação do FC Porto em Abril 2009:

Não tem dúvidas em afirmar que a participação na Liga Intercalar possibilitou o crescimento dos jovens jogadores do clube e a construção de uma equipa "mais evoluída", capaz de dar uma resposta de "grande qualidade" nos últimos dois jogos contra Leixões e Paços de Ferreira, "em que defrontaram maioritariamente jogadores seniores". Para além disso, Luís Castro destacou outro aspecto positivo da competição. "No Campeonato Nacional de Juniores, esta equipa está mais habituada a actuar no meio-campo adversário, enquanto na Liga Intercalar teve de se habituar a gerir o jogo no seu próprio meio-campo. Ficámos, aliás, muito agradados com o facto de terem respondido de forma tão pronta às dificuldades", elogiou.




Se eles dizem que sim, quem sou eu para contrariar...:-)) mas esta Liga Intercalar ainda é pior que a da Liga:-)))...Não vejo tantas vantagens como apregoam...para os putos que fazem a transição juniores/seniores ainda vá que não vá que assim podem competir...agora para os outros...basta ver o destino dos mais utilizados e que ritmo eles alcançaram...

Além disso, esta uma última frase do Luís Castro é engraçada...se por acaso as equipas que o FC Porto defronta só jogarem com os seus juniores como o FC Porto o fez então lá se ía a treta da evolução e crescimento e passávamos a ter um campeonato de juniores:-) Então os nossos agradecimentos aos adversários por jogarem com seniores...:-))

Fiz as contas dos jogadores do plantel principal utilizados:

Campeonato Inverno:

2ªJ - Ventura-Tengarrinha-P.Emanuel-Stepanov-Benitez-Pelé-Bolatti-Tarik
3ªJ - Ventura-Tengarrinha-Candeias
4ªJ - Ventura-Tengarrinha
5ªJ - Ventura-Tengarrinha-Benitez-Bolatti-Candeias-Farias
6ªJ - Ventura-Tengarrinha-Bolatti-Candeias-Guarín
7ªJ - Ventura-Tengarrinha-Stepanov-Benitez-Bolatti-Rabiola-Pelé-Farias-T.Costa-M.Gonzalez
8ªJ - Ventura-Tengarrinha-Benitez-Bolatti-Candeias-Rabiola
9ªJ - Ventura-Tengarrinha-Stepanov-Benitez-Pelé-Candeias-Bolatti-Rabiola-Guarín


Campeonato Primavera:

1ªJ - Ventura-Tengarrinha-Pelé-Bolatti-Rabiola
2ªJ - Ventura-Tengarrinha
3ªJ - Ventura-Candeias-Rabiola
4ªJ - Tarik-Rabiola
5ªJ - Ventura
6ªJ - Sapunaru-P.Emanuel-Stepanov-Benitez-Tarik-T.Costa-Rabiola-Ventura
7ªJ - Nenhum
8ªJ - Nenhum
9ªJ - Rabiola


Quartos-de-final: - Rabiola
Meias-finais: - Ventura-Rabiola


Ou seja, uma grande maioria foram emprestados e os restantes nunca tiveram grande participação na equipa principal...a grande parte raramente saiu do banco(Ventura-Benitez-Tarik-Guarin-P.Emanuel-Rabiola) e os outros que foram utilizados não foi com esta liga Intercalar que ganharam ritmo, tipo Sapunaru ou T.Costa ou M.Gonzalez...que só jogaram 1 ou dois jogos...

De qualquer forma...já que chegaram à final...então tragam a Taça...