terça-feira, janeiro 06, 2009

VEM AÍ A TAÇA DA LIGA




Vem aí a 3ªfase da Taça da Liga, onde entram os 6 primeiros do campeonato da época passada e com as 3 jornadas de rajada em menos de 15 dias, com a 14ªJornada da Liga pelo meio.

É uma competição, que está bom de ver, feitinha para que os grandes passem às meias-finais e assim haja grandes jogos para telespectador ver...

Existem 3 grupos, A , B, C com 4 equipas cada.

O Grupo A com F.C.Porto, Nacional, V.Setúbal, Académica.
O Grupo B com V.Guimarães, Benfica, Belenenses, Olhanense.
O Grupo C com Sporting, Marítimo, P.Ferreira , Rio Ave.

O Calendário como sabem é o seguinte:





Ficam apurados para as Meias-Finais os primeiros classificados de cada grupo e o melhor 2º lugar dos 3 grupos.

Os critérios de desempate são:
1.º Melhor "goal average";
2.º Maior número de golos marcados;
3.º Média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a respectiva fase.


É importante obter uma boa classificação na 3ªfase para permitir que o jogo das meias-finais seja em nossa casa, pois as Meias-finais são disputadas a um mão. Os critérios para determinar quem joga na qualidade de Clube visitado são os seguintes:

1. Melhor lugar e pontuação obtidos na 3.ª Fase;
2. Melhor "goal average";
3. Maior número de golos marcados na 3.ª Fase;
4. Média etária mais baixa de jogadores utilizados nos jogos da 3.ª Fase.


Dada a menor importância que os clubes dão a esta prova, é provável que haja tendência para rodar jogadores menos utilizados, mas há regras:

- Os Clubes são obrigados a fazer participar nas suas equipas em cada jogo pelo menos 5 jogadores que tenham sido incluídos na ficha técnica como efectivos em um dos dois últimos jogos oficiais da época em curso, salvo caso de força maior;

- Os Clubes são também obrigados a incluir na ficha técnica como efectivos, em cada jogo disputado, pelo menos 2 jogadores "formados localmente" (aquele que tenha sido inscrito na Federação Portuguesa de Futebol, pelo período correspondente a três épocas desportivas, entre os 15 e os 21 anos de idade (inclusive)).

- Os jogadores incluídos na ficha técnica nos termos do número anterior têm obrigatoriamente que ser utilizados em pelo menos 45 minutos do jogo, salvo em caso de força maior.

Em termos disciplinares esta prova também não serve para "limpar" cartões. Ou seja, os cartões amarelos vistos na Taça da Liga só produzem efeito nesta competição. E os cartões amarelos vistos na Liga da Cerveja também não contam para a Taça da Liga. As excepções são os duplos-amarelos e cartões vermelhos. Se um jogador vir um duplo-amarelo ou cartão vermelho na Taça da Liga fica suspenso do próximo jogo seja que competição for. Da mesma forma, se algum jogador vir um duplo-amarelo ou vermelho num jogo da Liga Sagres, se a competição que se seguir for a Taça da Liga é na Taça da Liga que cumpre a suspensão.

Ou seja, Lisandro Lopez tem 4 amarelos na Liga , a um da suspensão. No último jogo, contra o Nacional, Lisandro não poderia ver um amarelo forçado para "limpar"cartões na Taça da Liga como antigamente se fazia na Taça de Portugal. Mas se visse um duplo-amarelo ou vermelho contra o Nacional, iria cumpri-lo no próximo jogo da Taça da Liga, contra o Setúbal, mas ficava na mesma com 4 amarelos e em risco de suspensão, pois não se limpam cartões...

Da mesma forma, se jogar e vir um duplo-amarelo ou vermelho contra o Setúbal na Taça de Liga, fica suspenso de jogar contra o Trofense na Liga , mas mantem os 4 cartões amarelos...poderia jogar os próximos dois jogos da Taça da Liga e se não visse nenhum duplo-amarelo ou vermelho nestas duas jornadas, jogaria em Braga mas ficava em risco para o jogo com o Belenenses.

Parece confuso mas é simples. Não ver cartões é a solução:-))

E está tudo. Venham de lá os jogos da única competição que dou de barato...