sábado, novembro 22, 2008

JÚLIO MAGALHÃES - APARÊNCIA SEM EVIDÊNCIA



http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

in JN, edição em papel, 2 Novembro 2008


Deve ter sido um jogo engraçado. Eu , como costume, não perdi um minuto a ver a selecção, ainda para mais àquelas horas e num jogo a feijões. Antes do jogo, estive para escrever um post, mas acabei por não ter tempo, pois pelas declarações dos técnicos, parecia que íamos disputar a presença no próximo campeonato do mundo, mas pelo lado dos jogadores, pareciam que íam fazer um desfile de quem tem os brinquinhos bicha mais bonitos,quem tem o penteado mais piroso ou a tatuagem mais apalermada. O resultado está à vista.

Do pouco que li nestes dias, já muitos realçaram o grande número de ex-jogadores do FC Porto presentes nos dos lados , destacando-se o goleador Luis Fabiano e um tal de Thiago Silva. Há os que dizem que afinal o FC Porto sempre contrata grandes jogadores e não é só uma questão de comissionistas e há os que dizem , os tais que outrora chamaram comissionistas a estas contratações, que a SAD só fez asneira ao ter despachado estes grandes jogadores.

Bem , eu acho que o meio termo é a maneira correcta para analisar estas situações. Não houve paciência, mas houve factores que contribuiram para que isso acontecesse.

Penso que sempre foi consensual que o Luis Fabiano tinha grandes potencialidades, mas chegou ao FC Porto no momento errado, com grande convulsões internas e ele próprio que podia ter sido uma solução, também se transformou num problema, com problemas particulares, quando a mãe foi sequestrada. Notava-se que andava triste, não rendia (22 jogos, 3 golos), e também nunca senti da parte dele, uma grande alegria por estar no campeonato português , e se calhar uma mudança de ares só lhe faria bem, ainda para mais para um campeonato mais do seu interesse. É verdade que o FC Porto podia ter tido mais paciência (isto agora é tudo muito bonito de se falar) mas não critico a SAD pela transferência. Posteriormente ainda com menos pena fiquei quando veio atribuir as culpas ao seu falhanço no FC Porto aos dirigentes dizendo que não o apoiaram, como fosse isso o motivo porque falhava golos infantilmente ou como atingia os adversários com os cotovelos e para terminar em beleza quando disse isto sobre o campeonato português era "E num futebol em que só se dá chutão e porrada...".

Aliás, quem pensa que depois de sair do FC Porto foi chegar a Espanha e tornar-se um grande fabuloso, está muito enganado. O OJOGO em Dezembro de 2005 trazia isto:

Luís Fabiano continua sem marcar

A História repete-se? Parece que não, mas não há certeza! O que se repete e, neste caso, há exemplos a esmo, são as estórias, sobretudo quando o sujeito delas é o mesmo. Ainda todos se lembram dele, de Luís Fabiano, o Fabuloso que esteve no FC Porto. Foi-se embora e disse cobras e lagartos dos dragões, dos seus dirigentes, do futebol português, em geral. Ninguém teve paciência, ninguém esperou pela sua adaptação a uma nova realidade; os golos, com trabalho, apareceriam a seu tempo, que precisava de mais minutos nas pernas, mais oportunidades, como se diz nestes casos. Foi para Espanha, para o Sevilha. Três meses não chegaram para a adaptação ao futebol espanhol.

Em declarações ao diário desportivo "As", foi ao bornal das frases feitas e aí vai disto.

"Ricardo Oliveira (Bétis) também tardou um pouco a marcar o primeiro", disse o Fabuloso, continuando:"Todos os atacantes têm momentos destes. Fernando Torres esteve sem marcar e agora marca. Sei que isto passa se trabalhar e se todos me apoiarem, pois sabem que só aqui estou há três meses e que esta liga é complicada".

Reconheceu, por outro lado não estar "em bom momento". E continuou: "Faz-me falta marcar para ter um pouco mais de confiança", sublinhando que "também é importante ganhar jogos para ganhar essa confiança" e alinhar numa "sequência importante de partidas". No fim-de-semana, o Sevilha jogou em Vigo, com o Celta, e perdeu por 2-1. Houve duas grandes penalidades contra os galegos e Luís Fabiano falhou a primeira. Na segunda, quando se preparava para tentar de novo a sorte, Maresca pediu ser ele a atirar, que estava com "confiança". E marcou. Quanto ao futuro, o Fabuloso diz não temer que os adeptos lhe voltem as costas, pois os "aficcionados do Sevilha são bons e apoiam sempre".

in Ojogo



Aliás em Novembro de 2006, o Globo noticiava:

O atacante Luís Fabiano, de 28 anos, (lembram dele?) pode ser o reforço do Corinthians, em janeiro. O jogador, que se recupera de uma lesão muscular na perna direita, está sem espaço no Sevilha, da Espanha, e interessa a MSI, parceira do Timão.



Aliás, em Julho 2006 a Marca noticiava a hipótese de ser dispensado se o Sevilha contratasse outro avançado.

Como vêem foi preciso muita paciência para se afirmar. O FCP não a teve mas ainda ganhámos dinheiro com o negócio. Não se pode acertar sempre.


Quanto ao Thiago Silva, sinceramente nunca o vi jogar,mas pelos vistos os olheiros do FC Porto tinham razão, pois segundo rezam as crónicas actualmente é considerado um dos melhores do mundo. Só sei que o transferimos para o Dinamo de Moscovo por 2,6 milhões de euros,uma bela maquia, depois de nunca se ter adaptado ao clima português, ao frio e depois no Dinamo agravou as coisas com pneumonias e só voltou outra vez em grande quando regressou ao quentinho do Brasil. Aqui também penso que nada haverá a apontar ao FCP. Como se está a ver, tinha muito potencial, mas nunca se adaptou. Acontece.



P.S: O Leixões não desarma. Não vi o jogo, e até pode ter dominado, mas olhei para estatística e vi isto:

Leixões

Remates à baliza = 3
Golos = 2

Sinceramente quando esta eficácia acabar , vêm por aí abaixo como todos os outros. Esta eficácia é surreal.