sexta-feira, agosto 01, 2008

REGRAS GERAIS RANKING IFFHS

Regras:

- O ranking dos maiores clubes é um ranking divulgado mensalmente pela IFFHS e reconhecido pela FIFA. Esse ranking, criado em 1991, leva em consideração os resultados de todos os clubes nos últimos 365 dias. No último dia do ano a instituição faz o fecho anual divulgando o ranking dos clubes que mais pontos ganharam em todo o ano. O ranking anual é posteriormente utilizado para actualizar o ranking dos maiores clubes de todos os tempos.

- O sistema de pontuação está dividido em duas classes: Competições internacionais e competições nacionais. Apenas são considerados os jogos de competições reconhecidas pela FIFA.

- As competições internacionais estão divididas por continente e o seu grau de competitividade afecta directamente nos pontos atribuídos.




- Uma ideia semelhante é seguida nas competições nacionais onde existem 4 níveis, onde cada país tem um nível, que depende da competitividade das suas competições nacionais. Ou seja, Portugal está no nível 3, logo as equipas portugueses recebem cada vitória 3 pontos e um empate 1.5, enquanto que países do grupo 4 recebem 4 pontos por vitória e 2 por empate.






Regras simples:


- Contam todos os jogos do campeonato; 3 pontos por vitória e 1,5 por empate
- Contam os jogos dos Oitavos, quartos, meias e final da Taça de Portugal; 8 pontos por vitória e se houver desempate por grandes penalidades as equipas dividem os pontos.
- Contam os jogos da Liga dos Campeões e Taça UEFA mesmos os das qualificações. 14 pontos por vitória e 7 por empate na LC e 12 pontos por vitória e 6 por empate na Taça UEFA.



------------
Câmara Corporativa