sexta-feira, agosto 15, 2008

O ANEDÓTICO RANKING IFFHS (FIFA) DESCODIFICADO





Depois de mais uma notícia fabulástica com o anúncio que o Sporting é melhor que o Real Madrid, isto depois de muitas e muitas anedóticas classificações, mês após mês, sempre que este ranking é anunciado, chegou ao momento de o descodificar, visto que há muita gente que não vai ler as regras e ver como ele é feito.


in maisfutebol


Antes de mais nada é um ranking rídiculo e mais ridículo é ser patrocinado pela FIFA.Mas vamos às regras:

- O ranking dos maiores clubes é um ranking divulgado mensalmente pela IFFHS e reconhecido pela FIFA. Esse ranking, criado em 1991, leva em consideração os resultados de todos os clubes nos últimos 365 dias. No último dia do ano a instituição faz o fecho anual divulgando o ranking dos clubes que mais pontos ganharam em todo o ano. O ranking anual é posteriormente utilizado para actualizar o ranking dos maiores clubes de todos os tempos.

- O sistema de pontuação está dividido em duas classes: Competições internacionais e competições nacionais. Apenas são considerados os jogos de competições reconhecidas pela FIFA.

- As competições internacionais estão divididas por continente e o seu grau de competitividade afecta directamente nos pontos atribuídos.





- Uma ideia semelhante é seguida nas competições nacionais onde existem 4 níveis, onde cada país tem um nível, que depende da competitividade das suas competições nacionais. Ou seja, Portugal está no nível 3, logo as equipas portugueses recebem cada vitória 3 pontos e um empate 1.5, enquanto que países do grupo 4 recebem 4 pontos por vitória e 2 por empate.




*Incrívelmente o site oficial não diz quais são os clubes que compõe cada grupo, só chegando lá pela classificação geral onde aparece o grupo a que pertence a equipa e a uma informação da wikipédia.








Perante isto, vamos lá "testar" como se chega a estes resultados.


Classificação em Agosto 2008 ( Periodo 1 Agosto 2007 até 31 Julho 2008)








Portanto, desde 1 Agosto de 2007 até 31 de Julho 2008, o FC Porto ganhou o campeonato com 24 vitórias e 3 empates,multiplicando as vitórias por 3 e os empates por 1.5, resulta em 72 pontos pelas vitórias e 4.5 pelos empates; Na Taça de Portugal, as últimas 4 rondas contam 8 pontos cada vitória, como ganhou 3 e perdeu a final, obteve 24 pontos; Na Liga dos Campeões, conseguiu 4 vitórias e 2 empates, incluindo os oitavos-de-final, multiplicando as vitórias por 14 e os empates por 7, dá 56 pontos pelas vitórias e 14 pontos pelos empates. Tudo isto somado dá os tais 170,5.

O Sporting, no campeonato teve 16 vitórias e 7 empates, o que dá 48 pontos pelas vitórias e 10.4 pelos empates; Na Taça de Portugal, obteve 32 pontos pelas 4 vitórias finais; Na Liga dos Campeões, conseguiu 2 vitórias e 1 empate, o que dá 28 pontos pelas vitórias e 7 pelo empate; Depois foi para a Taça UEFA onde conseguiu 3 vitórias e 2 empates, multiplicando as vitórias por 12 e os empates por 6, resulta em 36 pontos pelas vitórias e 12 pelos empates. Tudo somado dá os tais 173,5.

O Benfica, no campeonato conseguiu 13 vitórias e 13 empates, o que dá 39 pontos pelas vitórias e 19,5 pelos empates; Na Taça de Portugal, das últimas 4 rondas conseguiu 2 vitórias o que dá 16 pontos; Na Liga dos Campeões, conseguiu 4 vitórias e 1 empate, estando incluídas as 2 vitórias na 3ªpré-eliminatória da LC, o que perfaz 56 pontos pelas vitórias (curiosamente tanto como o FC Porto que chegou aos oitavos-de-final) e 7 pontos pelo empate; Depois foi para a Taça UEFA, onde obteve 1 vitória e um empate, que dá 12 pontos pela vitória e 6 pelo empate. Tudo somado dá os tais 155,5.






E pronto, contas feitas a aprovadas:-). Agora , o próximo ranking que sair( Setembro 2008), vai contabilizar os resultados de (1 Setembro 2007 até 31 Agosto 2008).


RANKING DE TODOS OS TEMPOS

Para além disto, a IFFHS faz um ranking de todos os tempos, onde o FC PORTO aparece num honroso 10º lugar.

Como é feito?

Ao fim de cada ano a IFHHS atribui pontos aos cinquenta primeiros lugares do ranking mensal, recebendo 50 pontos o primeiro, 49 o segundo e assim sucessivamente. Este ranking leva em consideração o início do ranking em 1 de Janeiro de 1991, criando assim o ranking dos maiores clube de todos os tempos.


RANKING DE TODOS OS TEMPOS





RANKING DE TODOS OS TEMPOS CLUBES PORTUGUESES




Fontes:IFFHS e Wikipédia


Espero que tenham gostado e que sempre que sair esta palhaçada de ranking saibam descodificar os resultados.