quinta-feira, julho 03, 2008

LEIGOS...



O futebol em Portugal vive envolto em querelas jurídicas. O defeso deixou de ser protagonizado pela contratação de guarda-redes, defesas, médios e avançados. Os profissionais do Direito ocupam o terreno. De acusação e de defesa. Empatando jogo, substituindo a circulação de bola pelos regulamentos disciplinares. O resultado prático não podia, até agora, ter sido pior: amontoam-se as dúvidas e a instabilidade para as competições.

O início da época 2008/09 não foge desse lastimável estado de alma. E se o ano passado, por esta altura, a vozearia geral rodava em volta do chamado "caso Mateus", este é o do Apito Final.

Das armas de arremesso já vistas, sobra uma originalidade: a talvez mais longa assembleia geral da história da Liga, para discutir mudanças nos regulamentos disciplinares, cumpriu, noite dentro, o seu segundo dia com um "must": à boa maneira dos congressos partidários, teve direito a interrupção para jantar - espera-se que bem deglutido, e em boas companhias, apesar de se poder especular sobre a hipótese de arranjinhos e captação de apoios entre duas garfadas (como para a feitura de listas políticas).

A refeição soube bem a uns - e a outros não. É a vida…

O confusionismo não deixa é de continuar latente - e hoje é dia de sorteio da Liga Vitalis. Mais um sorteio interrogado… à espera que o de segunda-feira próxima, para o campeonato principal, não entre pelo mesmo caminho.

As hostes exasperam-se - e aguarda-se um veredicto de recursos. Quando?

Compete ao Conselho de Justiça decidir. Pelo que se diz, talvez amanhã haja uma decisão, pelo menos em parte - os campeonatos estão por homologar por via do recurso do Boavista, condenado pela Comissão Disciplinar da Liga a descida de divisão. Vai ser assim?

Aconselha-se prudência. Porque, por exemplo, quando já se leu e amplificou que o Boavista verá a sua despromoção transformada em perda de nove pontos pelo Conselho de Justiça, mais não se está a fazer do que a intoxicar a opinião pública por um infeliz jogo de pressões. E é simples: sentenciado por coacção, ou vê a sentença confirmada em sede de recurso ou é… absolvido. Para lhe serem subtraídos nove pontos, teria de acontecer a transformação da coacção em tentativa. O que só santa ignorância considerará crível. Tanto mais quanto tal situação, regulamentarmente, apenas está configurada em multa.

Fernando Santos in OJOGO


Esta última parte é muito engraçada tanto mais que o Geninho andou por aí a falar numa treta de perder 9 pontos por parte do Boavista. Pelos vistos é simplesmente impossível de acontecer. Isto está cada vez mais delirante. Aliás, veremos se amanhã a decisão do CJ não será também delirante...