terça-feira, maio 27, 2008

TRETAS 2




Tomás Costa assinou ontem por quatro temporadas

Tomás Costa, médio do Rosário Central, será jogador do FC Porto nas próximas quatro temporadas. O negócio vai custar 3,2 milhões de euros aos cofres da SAD azul e branca. O acordo há muito que estava alinhavado, mas faltava limar detalhes e os cinco anos avançados inicialmente passaram a quatro. Para acertar essa e outras alíneas, uma comitiva portista, liderada por Antero Henrique, director-geral para o futebol, deslocou-se à Argentina e selou o acordo com o atleta, que se deverá apresentarno Olival a 2 de Julho, data do início da pré-temporada do FC Porto. Se assim for, o médio terá pouco tempo de férias, dado que o campeonato argentino só termina a 22 de Junho.

Tomás Costa viajou até Buenos Aires com o empresário, Juan Carlos Silvetti, ouviu a proposta do FC Porto e aceitou-a quase de imediato. O passo seguinte, concluído ontem à tarde, já noite em Portugal, foi passar pela embaixada portuguesa na capital argentina, oficializando o contrato de quatro temporadas com o campeão nacional.

Na semana passada, conforme O JOGO deu conta, o médio cumpriu com êxito os exames médicos, realizados em Buenos Aires, onde se deslocou com esse propósito com o acordo do Rosário Central, que ainda se encontra a lutar pela permanência. Superados os testes, o clube apressou-se a colocar o carimbo oficial numa notícia que animava a Imprensa há alguns dias. Através do sítio na Internet, o emblema celeste anunciou a concretização da transferência por cerca de 3,2 milhões de euros e um salário a rondar os 700 mil euros/ano para o atleta, valor que, sabe O JOGO, será abaixo desse valor. Ao mesmo tempo que confirmava o acordo com o FC Porto para a transferência do médio, o Rosário Central deixava o Nápoles surpreendido e desiludido. O emblema italiano pensava ter tudo acertado com o jogador - com quem reclamava ter um acordo verbal - vendo-se ultrapassado.

Com 23 anos, Tomy é a mais recente aposta portista no mercado argentino. Trata-se de um médio com grande potencial encarado por alguns como uma boa alternativa a Lucho . Tomás Costa será o sexto argentino do FC Porto, juntando-se aos compatriotas Lucho,Lisandro López, Ernesto Farías, Mario Bolatti e Mariano González. Isto, claro, se ninguém sair neste defeso e a chegada do médio do Rosário Central poderia abrir uma frincha para um negócio milionário. Interessados em Lucho não faltam, mas o FC Porto não quer vendê-lo.


"Depressa verão o jogador que sou"

Pouco depois de assinar contrato por quatro temporadas com o FC Porto, Tomás Costa conversou com O JOGO e não conseguiu esconder a alegria que sentia por concretizar o sonho de jogar na Europa. A Liga dos Campeões é uma das ambições do médio, que garantiu conhecer ao pormenor o clube e a realidade que o espera a partir de Julho. "Sinto-me muito feliz. Não via a hora de passar para o papel este acordo, por forma a que tudo passasse a ser definitivo." Terminada a ansiedade, Tomy vai concentrar-se nos jogos que faltam ao Rosário Central, ainda em posição pouco confortável no campeonato argentino. É esse o objectivo imediato do mais recente reforço dos portistas. Depois, as metas são outras. "O FC Porto, como se sabe, joga sempre para ganhar e ser campeão nacional. Os meus objectivos têm de ser os mesmos. Vou concretizar um sonho e tentar ajudar o clube a ganhar", referiu.

Tomy é o sexto elemento da armada argentina no plantel portista, e a presença de compatriotas é encarada como uma "grande ajuda" no processo de adaptação que se avizinha. "Será mais fácil tendo-os ao meu lado, porque já têm experiência. Mas não será a primeira vez que tenho de mudar de cidade e de hábitos. Sou natural de uma cidade pequena e, quando fui para o Rosário, também tive de me adaptar", recordou.

Convidado a definir-se e a apresentar-se aos adeptos, Tomás Costa destacou a entrega ao jogo, característica típica dos argentinos, e a vocação para assistir os homens da frente. "Sou um jogador que corre muito durante os 90 minutos e que não desiste da bola. Procuro fazer os meus companheiros jogar e estou sempre de olho na baliza dos adversários", frisou. Contudo, melhor do que as palavras, o médio sabe que a apresentação terá de ser feita dentro das quatro linhas e, aí, não duvida de que não precisará de muito para se mostrar. "Os adeptos não vão ter de esperar muito, depressa verão o jogador que sou. Vou dar tudo para poder triunfar e cumprir o sonho de jogar na Europa."

Outro dos sonhos de Tomás Costa é participar na Liga dos Campeões, uma prova que acompanha desde miúdo, que sabe ser a grande montra do futebol mundial e que lhe poderá abrir as portas da selecção da Argentina. O futuro companheiro Lisandro serve, neste caso, de exemplo. "A Champions é um torneio muito grande, visto em todo o Mundo, e será um prazer jogar em grandes estádios, contra grandes equipas. Mal posso esperar", atirou.

In OJOGO