terça-feira, maio 27, 2008

O NOVO ADJUNTO





José Gomes é o adjunto

José Gomes vai ser o técnico-adjunto do FC Porto na próxima época. De acordo com o que O JOGO apurou, este foi o nome encontrado pela SAD para ocupar a vaga deixada pela saída de Carlos Azenha, que nas duas últimas temporadas ocupou o lugar.

José Gomes e Jesualdo Ferreira já trabalharam juntos no Benfica, nas épocas de 2001/02 e 2002/03, e talvez esse tenha sido um dos argumentos mais fortes para a escolha. Na primeira época, Jesualdo Ferreira e José Gomes começaram por ser adjuntos de Toni e, com a saída deste, o professor assumiu o cargo principal. A segunda época começou com esta dupla, mas depois da saída de Jesualdo chegou o espanhol Camacho e José Gomes manteve-se na equipa técnica.

O outro argumento forte para a escolha do nome recaiu na especialização que José Gomes tem na área física. Aliás, foi por ela que começou e só depois é que tirou o curso de treinador, do qual tem o IV nível. No FC Porto não existe a figura de preparador-físico, também porque Jesualdo Ferreira domina a área, mas agora ficará a cargo de José Gomes. A esquematização do treino e uma boa relação com os jogadores são pontos fortes no seu trabalho.

Com 37 anos, natural de Matosinhos, começou pelas bases, treinando as equipas de juvenis e juniores do Valadares. No futebol profissional a primeira experiência foi no Paços de Ferreira, como adjunto de António Jesus. Para além deste, trabalhou com Álvaro Magalhães, José Mota, Toni, Camacho e o próprio Jesualdo Ferreira, dos quais foi bebendo ensinamentos.

Já com o curso de treinador, José Gomes teve a primeira experiência como técnico principal na época de 2003/04, inicialmente no Paços de Ferreira e depois no Aves. Outros projectos se seguiram e a verdade é que os resultados não foram os melhores. Na última época orientou o Aves, saindo devido aos maus resultados na 13ª jornada, apesar de ter ganho o último jogo, nos Açores. Despediu-se dos adeptos através de um blogue.

José Gomes

Idade: 37 anos

Naturalidade: Matosinhos

ÉPOCA | CLUBE

95/96 Paços de Ferreira (adjunto)

96/97 Covilhã (adjunto)

97/98 Covilhã (adjunto)

98/99 Gil Vicente (adjunto)

99/00 Gil Vicente (adjunto)

00/01 Paços de Ferreira (adjunto)

01/02 Benfica (adjunto)

02/03 Benfica (adjunto)

03/04 Paços de Ferreira e Aves (principal)

04/05 Leixões (principal)

05/06 Leiria e Moreirense (principal)

07/08 Aves (principal)

in OJOGO





Tenho boa impressão deste José Gomes...o Curriculum foi manchado pela passagem pela lampiolândia mas está bem a tempo de limpar essa mancha e começar a coleccionar títulos. Acredito no trabalho dele.