terça-feira, maio 27, 2008

ESPÉCIES





Mesmo numa "espécie" que depende tanto dos resultados para sobreviver, há treinadores que conseguem ficar sempre com o mérito de tudo o que corre bem sem nunca serem responsabilizados pelo que corre mal. São casos raros, mas existem.

José Mourinho é o melhor exemplar dessa espécie fugidia. Ninguém duvida que o mérito pela presença do Chelsea na final da Liga dos Campeões lhe pertence quase por inteiro, mas também ninguém duvida que a responsabilidade pela derrota frente ao Manchester é toda de Avram Grant.

Da mesma forma, todos sabemos que, apesar de Mourinho ter deixado o Chelsea em Setembro, foi graças a ele que o clube de Londres disputou o primeiro lugar do campeonato até à última jornada, mas foi por culpa de Avram Grant que acabou por ficar em segundo.

Jesualdo Ferreira pertence à espécie mais comum, a que depende dos resultados para prosperar. Na verdade, mesmo para sobreviver com relativa tranquilidade - muito relativa - Jesualdo precisa de ganhar muito mais vezes do que as que perde. Mesmo assim, na maior parte dos casos, e nos antípodas de treinadores como José Mourinho, Jesualdo Ferreira é quase sempre responsável pelo que corre mal e quase nunca pelo que corre bem.

Aliás, o próprio disse, em entrevista a O JOGO, que no FC Porto as derrotas pesam muito mais do que as vitórias. Talvez por isso se desvalorize tanto o seu triunfo no campeonato com 20 pontos de vantagem sobre os adversários enquanto se sobrevalorizam os títulos que ficaram pelo caminho.

Claro que o ideal é ganhar tudo, mas quem trocaria o campeonato pela Taça de Portugal e pela Supertaça?

Desejado
Outra vez Cech

Aparentemente não faltam interessados no lateral-esquerdo eslovaco do FC Porto. Ontem surgiu a notícia do interesse dos italianos do Nápoles no jogador que deve ser substituído no plantel do FC Porto pelo argentino Benítez. Ontem foi a vez de os ingleses do Stoke City e do West Bromwich também serem dados no seu encalço.

Jorge Maia in OJOGO