sexta-feira, fevereiro 15, 2008

O LUXO QUE NOS LIXA

João Bonzinho na Abola:


HONESTAMENTE como é que pode alguém admirar-se de o FC Porto ter dez pontos de vantagem sobre o segundo classificado da Liga portuguesa de futebol? Depois de vermos o Benfica enfrentar ontem, sob o frio das despidas bancadas do seu amaldiçoado estádio, os modestos alemães do Nuremberga, não se perceberá facilmente como o FC Porto é mesmo de outro campeonato? Alguém terá lata suficiente para negar a maior evidência do actual futebol português?

O FC Porto é a melhor equipa portuguesa. De longe. E é tão melhor que talvez pudesse (digo-o, meio a brincar, mas também meio a sério) dar-se ao luxo de perder dez pontos até final do campeonato que mesmo assim seria campeã. É tão melhor que nem vale a pena falar do golos irregulares, um aqui e outro ali, como o que abriu caminho à goleada sobre a União de Leiria, na última jornada do campeonato. Falar desses golos irregulares cheirará sempre a desculpa dos adversários. O que só lhes fica mal. A esses adversários só lhes resta aliás reconhecer o estado desolador do seu futebol.

Neste decepcionante regresso às noites europeias, o Benfica, por exemplo, mostrou-se ontem incapaz até de justificar o magro triunfo com as vezes em que a bola não entra, simplesmente porque da única vez que a bola podia realmente ter entrado, entrou. Quanto a isso, portanto, nenhuma razão de queixa. Ter, pois, ganho, e com um golo de Makukula na estreia europeia do avançado recém-recrutado no Funchal, é a boa notícia. O pior é que é a única.

O Benfica jogou tão pouco e tão mal, ontem à noite, no Estádio da Luz, que ao pé da sua exibição, a do Sporting, na véspera, parece um luxo. Por isso, na Taça UEFA, o Sporting é agora a única equipa portuguesa a poder encarar o jogo da segunda mão com tranquilidade pelo menos com tranquilidade. O que, nos tempos que correm, como se vê, é outro luxo.

Tranquilo está o FC Porto no campeonato. Tão tranquilo que podia dar-se ao luxo de jogar hoje na Madeira com segundas linhas para melhor preparar o seu regresso à Liga dos Campeões. Não o deve fazer. Mas podia. Porque além da sua enorme superioridade caseira, é, infelizmente, a única equipa portuguesa com o luxo de ter verdadeira dimensão de Liga dos Campeões.

O que é lixado!




Eles renderam-se tanto à evidência que eu até já coloco aqui textos de Joões Bonzinhos como se fossem textos de grandes portistas:-)