terça-feira, junho 19, 2007

Oficial nº 3 : EDGAR

19-06-2007 FUTEBOL
Edgar pronto para marcar «de tudo quanto é jeito»

Edgar já é Dragão. O avançado brasileiro, de 20 anos, rubricou esta tarde contrato com o FC Porto, que assegura os serviços do jogador por uma época, reservando ainda a SAD azul e branca a prerrogativa de poder exercer o direito de opção no final da temporada, válido por três anos.

O avançado, que na época passada representou o Beira Mar, apontando quatro golos na Liga e dois na Taça de Portugal em menos de cinco meses de utilização, mostrou-se encantado com a realização de um sonho, dizendo ao site oficial dos Dragões estar a «viver uma sensação fantástica», que lhe causou algum embaraço na primeira tentativa de a traduzir em palavras. Na falta de melhor argumentação, Edgar resumiu as emoções do momento à «ambição que qualquer jogador gostaria de concretizar».

Figura de destaque do futebol do estado brasileiro de Santa Catarina e autor de quatro golos no seu jogo de estreia como titular do Joinville, aos 19 anos, Edgar conhece bem a missão de um avançado e sabe o que o espera. «Sinto-me realizado por estar num clube como o FC Porto, mas não me vou acomodar», assegurou ao www.fcporto.pt. «Vou ter que demonstrar por que razão estou aqui e é minha intenção dar o meu melhor, fazer o que sei e mais ainda, porque quero conquistar rapidamente os adeptos».

«Encantado» com o Dragão, «um estádio muito bonito» que ainda não tivera a oportunidade de conhecer, o avançado brasileiro mostra-se igualmente fascinado com a possibilidade de jogar a Liga dos Campeões. «Isso é fabuloso», sorri. «É o melhor e o mais atractivo campeonato do mundo». Em Portugal e na Europa, Edgar diz-se preparado para marcar «de tudo quanto é jeito». Mas só depois de um curto período de férias. Parte em direcção ao Brasil, mas regressa em breve.


DADOS PESSOAIS
NomeEdgar Bruno da Silva
NacionalidadeBrasil Brasil
Nascimento1987-01-03 (20 anos)
NaturalidadeSão Carlos (SP) - Brasil Brasil
PosiçãoAvançado
Altura190 cm
Peso76 kg

ÉpocaEquipa
2007/08PortugalFC Porto
2006/07PortugalBeira-Mar
2006BrasilSão Paulo (E)
BrasilJoinville-SC

No zerozero.pt

No Ojogo um dia destes:

Edgar será emprestado pela Inverfutbol ao FC Porto durante um ano, mas com direito de opção, por metade do passe, acertado previamente e a ter que ser exercido até ao final da próxima temporada. Se o accionarem, os dragões pagam qualquer coisa como um milhão de euros.


Jorge Ramiro, o preparador-físico do Beira Mar:
"Vai tornar-se um caso sério"
"Quem jogava pouco ou não era convocado tinha um dia suplementar de trabalho, que era de folga para os outros. Mas aparecer ficava ao critério de cada um. O Edgar aparecia sempre e essa predisposição para o trabalho revela espírito de sacrifício, querer e ambição".



Jorge Silva, capitão do Beira-Mar:
"O Edgar tem características muito importantes, que nem sempre se vêem nos jovens: é um bom ouvinte, tenta aprender com os mais velhos e é humilde".
No fundo, o FC Porto vai contratar um jogador com elevada margem de progressão e vontade de aprender. Enumerar características como bom cabeceador, facilidade de remate, presença forte na área, boa movimentação entre os centrais e agressividade nas disputas de bola chega a ser redundante quando se tem um exemplo que dispensa tantas palavras.

Jorge Silva tem-no.
"Com a Naval o Edgar foi buscar uma bola à zona lateral, flectiu para dentro e rematou ao ângulo de fora da área. Foi um grande golo".