terça-feira, maio 29, 2007

LINO...




No Ojogo:

Lino é o primeiro reforço da época


O FC Porto chegou ontem a acordo com Lino, defesa-esquerdo que cumpriu a época que agora terminou ao serviço da Académica. O jogador brasileiro, de 29 anos, já realizou os habituais testes médicos, estando previsto que hoje mesmo oficialize a sua ligação ao clube bicampeão nacional. Depois de ter sido campeão paulista e carioca, Lino volta a estar na rota dos títulos com esta mudança de Coimbra para o Porto, apenas um ano depois de ter chegado a Portugal. Ao serviço dos estudantes, foi o segundo jogador mais utilizado por Manuel Machado - apenas batido pelo guarda-redes Pedro Roma - acumulando 2585 minutos, fruto de 29 jogos a titular, 26 dos quais cumpridos de princípio a fim.

Autor de cinco golos, foi o marcador do penálti que permitiu à Académica uma derrota por margem mínima diante dos portistas. Nesse jogo da segunda volta, o lateral brasileiro jogou como médio-esquerdo, posição que ocupou por diversas vezes ao longo da temporada, sinal da sua polivalência, característica que terá contribuído para o interesse dos portistas. Vinculado ao clube de Coimbra até 2008, Lino havia despertado o interesse de outros clubes, para além do FC Porto. Belenenses e Hansa Rostock foram dois deles.

Com a contratação de Lino, e o mais do que provável regresso do guarda-redes Nuno Espírito Santo, o FC Porto parece ter traçado como rumo prioritário das contratações o recurso ao mercado português.


Lino chega ao FC Porto depois de uma carreira recheada de passagens por grandes equipas do Brasil (São Paulo e Fluminense) e duas experiências no estrangeiro (Atlético de Madrid B e Borússia de Moenchengladbach), antes de ter ingressado no início da temporada na Académica, proveniente do Juventude. Nascido num bairro humilde de São Paulo, o defesa-esquerdo iniciou o seu percurso nas camadas jovens do Corinthians, mas aos 16 anos ainda dividia os relvados com um emprego num supermercado, onde trabalhava para ajudar a sustentar a família. Depois passou por uma equipa de empresários e completamente amadora, o Império de Atleta, onde também já actuou Liedson, seguindo-se o salto para os campeonatos profissionais. Conquistou o campeonato paulista em 2002 pelo São Paulo e o carioca em 2005 com o Fluminense, voltando agora a ingressar num clube que lhe permite lutar por títulos. Este ano, na Académica, Lino foi um dos jogadores em maior destaque, sendo o segundo mais utilizado do plantel (logo a seguir ao guarda-redes Pedro Roma) e o melhor marcador da equipa, com cinco golos.

Títulos

Vice da Copa dos Campeões – São Paulo, 2001

Campeão Paulista – São Paulo, 2002

Campeão Carioca – Fluminense, 2005

Vice da Copa do Brasil – Fluminense, 2005



DADOS PESSOAIS
NomeDorvalino Alves Maciel «Lino»
NacionalidadeBrasil Brasil
Nascimento1977-06-01 (29 anos)
NaturalidadeSão Paulo - Brasil Brasil
PosiçãoDefesa
Altura184 cm
Peso73 kg
Webhttp://www.lino16.com/


ÉpocaEquipa
2006/07PortugalAcadémica
2006BrasilJuventude
2005BrasilFluminense
2004BrasilSão Paulo
2003BrasilBahia
2002BrasilFigueirense
2001BrasilSão Paulo
2000BrasilFigueirense
1999BrasilSão Caetano
1998BrasilCorinthians
1997BrasilCorinthians

Dados retirados do site zerozero.pt