segunda-feira, abril 23, 2007

PAVILHÃO



Imagens e texto retirados do maisfutebol.iol.pt

O F.C. Porto lançou esta segunda-feira a primeira pedra do «Dragão Caixa» e apresentou o projecto do novo pavilhão desportivo do clube. Inicialmente pensado como pavilhão multiusos, o espaço acabou por ser projectado apenas como um pavilhão desportivo. Vai servir as modalidades amadoras do clube, tornando-se a casa do andebol, do basquetebol e do hóquei em patins (para os jogos e para os treinos).

Foi baptizado de «Dragão Caixa» devido ao financiamento de naming da Caixa Geral de Depósitos, que financia parte do projecto em troca da marca no nome (à semelhança do que aconteceu na académica de futebol do Benfica. Da autoria do arquitecto Manuel Salgado, o mesmo que desenhou o Dragão, o novo pavilhão será erguido ao lado do estádio, no espaço entre o Centro Comercial e a Via de Cintura Interna.

Imaginado e cobiçado desde que começou a ser construído o estádio do Dragão, o pavilhão servirá para concluir o remate Nascente do Plano de Pormenor das Antas, que com o novo equipamento fica concluído. Começa a ser construído nos próximos dias e demorará cerca de ano e meio a ser concluído. Mesmo assim, o F.C. Porto espera poder começar a fazer alguns jogos das modalidades amadoras ainda durante o ano de 2008.

Onze milhões de euros para um projecto arrojado

Orçamentado em onze milhões de euros, o «Dragão Caixa» terá 2007 lugares sentados (1868 em bancada, 121 camarotes e 18 para comunicação social) e será mais um arrojo arquitectónico de Manuel Salgado, particularmente por estar assente em pilares (acima do solo, portanto) e por se organizar em três pisos: a arena onde fica o campo, as bancadas para os adeptos e um terceiro piso que albergará os serviços administrativos. Construído num vazio urbano de 8300 metros quadrados, o pavilhão terá uma forma rectangular com as extremidades ovais e será uma continuação da estação de metro do Dragão.