quinta-feira, fevereiro 08, 2007

BEM-VINDO PÔNCIO MONTEIRO




Pôncio Monteiro

"FC Porto tem todas as possibilidades para revalidar o título"

ANTÓNIO TAVARES-TELES


Depois de alguns meses de recuperação da grave doença de que foi vítima, Pôncio Monteiro regressou ao Dragão, para assistir ao FC Porto-Estrela da Amadora. Portista dos sete costados, deve ter amaldiçoado a hora em que o fez, com certeza. Embora o mais importante tenha sido – evidentemente – o sinal que deu de que já se encontra em forma bastante para arrostar com as emoções de um jogo de futebol (talvez esta ida ao Dragão para ver o jogo com o Estrela tenha sido uma espécie de preparação para o jogo com o Chelsea, quem sabe?), e isso é que é importante.

Seja como for, tal notícia impunha uma conversa com ele, é claro.

- Que é que se passa, caro Pôncio? Então regressaste ao Dragão...
- É verdade.

- Foi o primeiro jogo a que assististe após este interregno de alguns meses?
- Não foi propriamente, mas pode ser considerado assim.

- Tiveste azar...
- Sim. Primeiro, pelo resultado. E depois porque realmente não foi um bom jogo.

- Como te pareceu o FC Porto?
- Pareceu-me com uma dinâmica muito pior do que aquela que vinha demonstrando.

- Sem Pepe, sem Quaresma e sem Andersen, falta gente a mais, é isso?
- Bom, é claro que jogadores da categoria desses três fazem sempre alguma diferença, para melhor, quando estão presentes, para pior quando não o estão. Mas eu não considero essa a primeira razão da derrota.

- Qual foi então essa primeira razão?
- O que se passou foi que se tratou de um dia mau, no qual alguns jogadores importantes não renderam o que deveriam ter rendido.

- Achas que o domínio, até aqui, do FC Porto neste campeonato ficou em risco?
- Em risco já estava antes. Só que, é claro, agora, com menos pontos de vantagem sobre o Sporting e sobre o Benfica, a situação piorou. Se bem que eu entenda que o FC Porto tem todas as possibilidades de conseguir revalidar o título. É pelo menos naquilo em que eu acredito plenamente.

- Jesualdo Ferreira?
- O Jesualdo é um homem com um passado e o que eu acho é que tem sabido conduzir bem a equipa. Agora, sabemos que isso não é fácil, dado que no FC Porto ele é obrigado a ganhar sempre e por vezes isso não é possível.

- Viste ontem (anteontem) o Portugal-Brasil?
- Vi, vi.

- Que tal?
- Tratou-se de um jogo amigável, mas deu para verificar que existe na selecção portuguesa um espírito de equipa, que aliás ficou bem expresso no resultado do jogo.

- Como está a tua saúde?
- Neste momento, estou ainda em recuperação. Tenho tido uma óptima assistência, porque felizmente fui, e sou, muito bem tratado na Clínica de Gaia, assim como no ginásio onde recupero, o ginásio do Dr. Resende Barbosa, o médico que me tem acompanhado nesta fase.

- Que tal te parece a vida, depois da chatice por que passaste?
- É claro que me aconteceu uma coisa grave, inicialmente senti grandes dificuldades, mas ultimamente estou a melhorar francamente. Agora, é quando somos confrontados com provas destas que nos apercebemos realmente de que a vida é uma caixa de surpresas, e algumas más, pelo que temos de ter muito cuidado com a forma como vivemos.

in OJOGO com SITE RENOVADO