domingo, janeiro 28, 2007

AO TOQUE DA MÁFIA LAMPIÓNICA






Erros capitais:

Elmano Santos e seus pares cometeram quatro erros capitais, sempre com prejuízo para o F.C. Porto


31m - Marcos António, defesa do Leiria, derruba Postiga, embora também tenha jogado a bola. Penálti que Elmano Santos não viu.


44m - Renato defende com a mão remate de Lisandro. Os árbitros, incluindo o auxiliar La Croix, não viram. Mais um penálti por marcar. E o defesa daUnião escapou à expulsão.


45+1m - Quando o Leiria devia estar com menos um jogador, operou-se exactamente o contrário. Fustigado por faltas não assinaladas, Quaresma reagiu à entrada de Tixier com um "chega-para-lá". Aí Lacroix viu e mandou expulsar o jogador do F.C. Porto.


70m - Slusarski cai sozinho, com o bafo de Pepe. Lacroix sentiu a aragem e marcou a falta que originou o golo do Leiria.





No JN:

Lacroix e Quaresma nutrem velho "ódio de estimação"


Sérgio Lacroix e Quaresma uma relação antiga da qual o avançado do F. C. Porto sempre saiu a perder


Jesualdo Ferreira passou-se com a arbitragem de Leiria e, talvez porque esteja na moda, sugeriu "Investiguem!".

Antes dele, outro treinador do F. C. Porto, José Couceiro, já avisava:

"É evidente que há muitos condicionalismos dos árbitros em relação ao F. C. Porto. Temos sido muito prejudicados e sabemos que os árbitros têm problemas em actuar nos nossos jogos, principalmente desde que o processo Apito Dourado foi desencadeado".

O treinador que chegara de Setúbal falava assim após um jogo no Estoril, onde fora descoberto um absurdo penálti por mão involuntária de Costinha, assinalado por... Sérgio Lacroix, o mesmo árbitro auxiliar que, nessa época de 2004/2005, expulsou Quaresma de um jogo em Moreira de Cónegos, por dá-cá-aquela-palha. O mesmíssimo que anteontem voltou a cruzar-se no caminho do extremo portista.

O "liner" que comunicou a Elmano Santos a susposta agressão de Quaresma a Tixier é o mesmíssimo Sérgio Lacroix que, a 2 de Dezembro último, passou pelo Estádio do Dragão, à 12.ª jornada da liga, e não viu um violento pontapé de Linz num joelho de... Quaresma. Elmano também não viu. Usou "um critério largo", como se diz agora, e a equipa do Boavista lá escapou com três singelos cartões amarelos.

Esta época, Sérgio Lacroix foi nomeado para cinco jogos e três deles do... F. C. Porto. Tanta atracção, só com Elmano (seis jogos na primeira liga e três a apitar o... F. C. Porto). O magnetismo entre o assistente da Madeira e o Dragão voltou a cruzá-los à nona jornada, em Setúbal. Os jogadores do Vitória viram nos do Porto canelas até ao pescoço. Lucho, Paulo Assunção e Quaresma foram alvo de entradas violentíssimas, mas em nenhuma ocasião Lacroix alertou o árbitro Duarte Gomes.

Para o início da segunda volta, a dupla madeirense lá reapareceu, em Leiria. Postiga foi o primeiro a queixar-se de um penálti e Lisandro fez ar de espanto por Elmano não ter visto a mão de Renato impedir que a bola chegasse às redes. Lacroix também não viu, ele que, no tal Estoril-F. C. Porto, em Fevereiro de 2005, descortinou e assinalou uma mão irreflexa de Costinha mas não enxergou que o lance procedia de uma mão grosseira e voluntária do avançado Moses.

Anteontem, quando saiu do campo, Quaresma deve ter-se lembrado que Lacroix lhe anulou um golo limpo nesse mesmo jogo do Estoril.

A expulsão de Quaresma relembra outro episódio, ocorrido na primeira jornada desta liga, no Estádio do Dragão, com a mesma Leiria e outra vez com Tixier. Nessa ocasião, o francês atingiu violentamente Quaresma, fracturando-lhe um maxilar. O árbitro Duarte Gomes nem falta marcou. O jogador do F. C. Porto parou duas semanas e falhou um jogo da selecção.

Quis a ironia que Tixier e Quaresma voltassem a encontrar-se e que o juiz da refrega fosse o intrépido Lacroix, com a sentença que se conhece. À falta de cadafalso nas leis da bola para jogadores do F. C. Porto, outros julgadores antecipam a sentença dois jogos de suspensão! Se assim for, Quaresma só voltará a jogar com o Chelsea.