terça-feira, outubro 24, 2006

Bravo!!

José Manuel Ribeiro no Ojogo:


Quereres e poderes


A conjugação do verbo querer no futebol surpreende sempre, por muito que a ouçamos. É uma cornucópia de surpresas que nos adocicam a leitura dos jornais desportivos e vão preenchendo todos os cantinhos do cérebro com pedaços de informação cujo valor só poderemos calcular verdadeiramente quando, um dia destes, nos esquecermos do código do multibanco. Ele há os que "querem" ganhar os jogos, os que "querem" ganhar o campeonato, os que "querem" ganhar a Liga dos Campeões, os que "querem" marcar golos, os que... A surpresa está no que eles fazem supor. Para sentirem tanta necessidade de comunicar esses apetites ao Mundo é porque devem saber de gente que recusaria vitórias, golos, campeonatos e Ligas dos Campeões se lhos oferecessem. Por gentileza de Paulo Bento, ficámos anteontem a conhecer um. Jesualdo Ferreira. "O Sporting foi a única equipa que quis ganhar", reclama o treinador do Sporting. Uma conversa no café e dez minutos à volta dos blogues portistas confirmam: os adeptos do FC Porto estão de acordo. Jesualdo não se livra da reputação de não querer ou, pelo menos, de recear querer tanto quanto podia.

Mas, no caso do clássico, ou é muito injusto esse retrato ou é injusto o pedestal em que colocámos o Sporting nestas primeiras semanas de competição. O FC Porto abanou há pouco tempo. Ainda cai poeira do tecto. Os médios ainda perguntam uns aos outros quem vai e quem fica. Se tivesse ganho no domingo em casa do mais confiante e admirado dos adversários, estaria tudo dito sobre este campeonato e talvez sobre os próximos. Não tendo perdido, a pergunta é para Paulo Bento. Se não agora, quando?


Testemunha em casa

Santos à Judiciária

Os dados


a) Luís Filipe Vieira põe as fichas todas no "Apito Dourado";
b) O treinador do Benfica trabalhou três épocas no FC Porto;
c) O treinador do Benfica esperava expulsões no jogo que antecede o confronto com a antiga equipa.

A pergunta. Por que razão não vai Fernando Santos à Judiciária prestar depoimento e explicar três coisas:

a) o que o fez recear as expulsões;
b) se o que insinua lhe vem da experiência vivida no FC Porto, foi assim ou não que ganhou o único título nacional da sua carreira;
c) a ser verdade, como raio arranjou maneira de perder dois campeonatos?