terça-feira, agosto 15, 2006

Vantagem

Jorge Maia no Ojogo:


Pelos vistos, o FC Porto vai partir em desvantagem para o próximo campeonato. Ora aí está uma coisa que não se ouve todos os dias. É raro ouvir dizer que o FC Porto parte em desvantagem seja para o que for. Normalmente, costuma ouvir é dizer-se que partiu em vantagem, que arrancou antes do sinal verde, que nem sequer dá pisca para ultrapassar e coisas que tais.

Pois bem, desta vez o FC Porto parte em desvantagem. Imagino, na minha inocência, que no caso de ganhar o campeonato, o facto de ter partido em desvantagem valorize o triunfo, mas algo me diz que ainda vou ver muita gente encolher os ombros e dizer que, prontos, tinham o melhor plantel e, prontos, os outros até deram luta e, prontos, lá cumpriram a sua obrigação de ganhar.

Mais ou menos como na última temporada. A sério. Afinal, na última temporada, o Sporting foi o grande campeão da segunda volta e conseguiu o apuramento directo para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Dois feitos históricos. O Benfica, ficou-se pelo honroso terceiro lugar, mas chegou aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Outro feito histórico. O FC Porto limitou-se a ganhar o campeonato e a Taça de Portugal. Uma banalidade.

Em contrapartida, ficou-se pela fase de grupos da Liga dos Campeões, isso sim, uma vergonha para o prédio. Com aquele plantel, qualquer equipa teria a obrigação de fazer mais; aquele plantel era uma vantagem enorme. Mas este ano tudo será diferente. O FC Porto parte em desvantagem para o campeonato. O plantel já não é um argumento a favor. Afinal, o Sporting manteve as jóias da coroa e ainda arranjou mais meia dúzia de pedras preciosas enquanto Benfica segurou Simão e ainda repatriou Rui Costa. O FC Porto parte em desvantagem? Talvez, mas as corridas ganham-se no fim, não é?


Jesualdo
Adiado

Pelos vistos, João Loureiro não vai abrir mão de Jesualdo Ferreira. Percebe-se. Não é fácil abdicar de um grande treinador. Percebe-se mas é pena. Pelo que fez nas últimas temporadas ao serviço do Braga, Jesualdo Ferreira merecia outra hipótese de lutar a sério pelo título e o FC Porto poderia proporcionar-lhe essa hipótese.

Agressões
Coragem

Continua a haver quem queira confundir o mensageiro e a mensagem. Ontem, à saída do estádio do Bessa, aonde foram apenas fazer o seu trabalho de informar, alguns jornalistas foram cobardemente agredidos por quem não se pode classificar como adepto de coisa nenhuma. Hoje, o mais provável é que esses mesmos jornalistas voltem ao Bessa para fazer o seu trabalho. Não é uma questão de coragem, é a nossa vida.