domingo, julho 23, 2006

37 - 0 para nada...



Co Adriaanse:

"Vieirinha e Anderson estiveram em grande"


Apesar de não ter ganho, Co Adriaanse estava satisfeito com a prestação da equipa e, sobretudo, com as exibições de Vieirinha e Anderson, que fez questão de elogiar. O técnico explicou que usou quatro defesas por ser um sistema que poderá ser utilizado na Liga dos Campeões e precisa de testado, mas lamentou a perda dos lances aéreos. "Foi um jogo muito agradável por causa do tempo, que mudou. Havia mais humidade e estava mais fresco. Treinámos toda a semana debaixo de um calor intenso. A diferença entre os dois clubes esteve na força da linha ofensiva do Groningen, com destaque para o Nevland, e também na defesa. Foram muito perigosos nos cantos e nos cruzamentos, conseguindo vários cabeceamentos. O primeiro golo que sofremos nasceu de uma situação desse tipo e no segundo também perdemos o duelo no ar", referiu.

Com as alterações ao intervalo a equipa melhorou e Co Adriaanse responsabilizou dois jovens do plantel pela mudança. "Na segunda parte jogámos melhor e quero mencionar o Vierinha que, aos dezoito anos [n.d.r. Veirinha tem vinte anos], fez o seu primeiro jogo mais a sério. Fui muito rápido no primeiro toque e arranjou um penálti na parte final do encontro mas o árbitro - que é bom, mas também gosta de dar um pouco de espectáculo - pensou que 3-2 para o FC Porto seria demais. Também quero mencionar o Anderson, que também tem 18 anos, e esteve muito bem. Tem todos os pontos necessários para ser um grande jogador: é forte, rápido, finta bem, passa, remata e sabe fazer as transições, mostrando neste jogo grande qualidade", elogiou antes de enumerar as razões pelas quais deixou de fora alguns jogadores. "Tivemos alguns problemas nos últimos dias. O Quaresma esteve doente e ontem não treinou e quando isso acontece na véspera de um jogo é nossa regra que fique de fora. O McCarthy também teve uma pequena lesão, o Sokota está lesionado no calcanhar de Aquiles e o Vítor Baía teve um pequeno problema no joelho", enumerou.

A terminar, o técnico portista explicou a opção pelo sistema de quatro defesas. "Estamos em tempo de preparação e podemos experimentar. Talvez na Liga dos Campeões seja necessário jogar com este esquema, dependendo dos resultados. Também o escolhi porque tivemos uma semana muito dura e os jogadores estão cansados. Conheço bem a equipa do Groningen, uma equipa forte física e ofensivamente forte e por isso tentei usar um esquema que evitasse o desgaste", concluiu.



Contribuiu mais para a preparação da equipa os 2-2 do jogo de ontem do que os 37-0 contra desgraçadinhos(especialmente aquela anedota de ir buscar a abola depois de um golo para marcar mais :-))) , mas pronto é uma preparação à Scolari...

Vi o jogo em diferido ( sacrificio a dobrar, se ver um jogo de preparação em directo já é preciso pachorra ver em diferido...o que salva é o forward dos videos :-))), do que vi posso dizer que parecia o FCPORTO da Liga dos Campeões do ano passado. Muita posse de bola, algumas boas situações de golo, muitos ataques mas sem consequência e o adversário numa ou noutra descida ao ataque...pimba...perante o descalabro da defesa.

É evidente que faltam aqui jogadores preponderantes, e que houve algumas invenções do Co, mas penso que mesmo assim foi um bom ensaio, entre outras coisas deu para ver todas as deficiências defensivas.

Gostei do Bosingwa, em alguns espaços até gostei do marroquino, e o Anderson se tiver oportunidades vai estoirar. Vou falar do Helton porque esteve bem em algumas situações perigosas , mas...teve uma saída num canto à Ricardinho dos Frangos, valendo o corte do defesa sobre a linha e no lance do 2ºgolo pareceu-me que podia ter feito mais...

No computo geral, mesmo com algumas ausência importantes, gostei mas têm de melhorar muito pois caso contrário só daria para consumo interno...

Mas pronto ,agora é que vai ser com esses monstros do futebol mundial : VV Rigtersbeek e Heracles Almelo...



P.S: Pinto da Costa diz em entrevista ao OJogo que "Venda de McCarthy paga uma perna do Hesselink"...eu espero que se for por 2,5 milhões que dê também para PDC comprar um cérebro novo...

Pinto da Costa:

"Venda de McCarthy paga uma perna do Hesselink"


O JOGO- Ofereceu uma prenda a Co Adriaanse no dia de aniversário. Ainda lhe pode dar a outra que ele quer, o tal avançado que faça golos?
PINTO DA COSTA - Dei-lhe a prenda de amigo e não de presidente para treinador. Temos uma amizade e foi apenas uma recordação e, em vez de vir hoje, como tinha previsto, cheguei um dia mais cedo. Em relação à prenda a que se referem, as coisas já não se colocam dessa forma. O mister está ciente das limitações do futebol português e do FC Porto e sabe até onde podemos ir. Tem dito que temos um excelente plantel com muitas soluções e no qual deposita grandes esperanças. Hoje [ontem] por exemplo ficaram de fora jogadores importantes. No ano passado, conseguimos formar uma equipa forte e este ano temos muitas vantagens, porque estes jogadores progrediram muito e são agora melhores. O treinador sente que tem possibilidade de progredir ainda mais e por isso contratou-se um treinador com a especialidade de, individualmente, corrigir alguns defeitos e melhorar as qualidades de cada um. Tenho uma grande esperança nesta época e estou convicto de que vai ser de sucesso. Se nos surgir uma oportunidade de contratar um jogador que o treinador considere de interesse, não a descuraremos. Mas não vamos hipotecar a nossa estabilidade para fazer uma aquisição, ainda que dê jeito. É importante que o grupo saiba que, a tempo e horas, o clube paga.

P- A venda de um jogador do plantel poderia dar uma ajuda?
R- A venda de jogadores do FC Porto podia permiti-lo, mas tapar de um lado para destapar do outro não me parece boa política.

P- McCarthy vai sair para o Blackburn?
R- É possível. Mas não dará para pagar. No máximo, dá para pagar uma perna do Hesselink.

P- Quer isso dizer que é impossível contratar Hesselink?
R- Não vou falar no Hesselink, porque nem sequer o conheço. É um dos avançados de que se tem falado e não quero individualizar, até porque só se houvesse alguma alteração não vejo a mínima possibilidade do FC Porto o contratar. A não ser que alguém o venha oferecer ou uma empresa queira investir.

P- Até onde é que o FC Porto pode ir?
R- As possibilidades do FC Porto é que não pode comprar um jogador por oito milhões de euros. É isso que está no valor no passe e não vale a pena estar a dizer que vamos até aos 7,99 milhões. Nem se coloca o problema. Se é 8 milhões nem há conversa. É essa a cláusula e quem quiser que a pague. Nós não podemos. Esse jogador ou outro qualquer até podia dar jeito, mas quem tem o plantel que nós temos não pode estar preocupado. E há uma coisa importante: se considero que temos um grande treinador - por isso o fui buscar - é precisamente para poder tirar o rendimento máximo dos jogadores que temos e colmatar a falta eventual de outor que pudessem dar jeito.

P- Existe alguma alternativa ao Hesselink?
R- Neste momento, não. Porque ou é um jogador que o treinador acha que é uma mais-valia ou não vale a pena vir mais um só por vir e para dizer que comprámos.

P- Mas, saindo o McCarthy, e com o Hugo Almeida emprestado ao Werder Bremen, as soluções internas são menores e o treinador já disse que queria um avançado com as características do Hesselink...
R- Não é só ele, pretendemos todos. Gostava muito do Van Nistelrooy, mas esse, em vez de oito, custa catorze milhões. Conhecem algum treinador que não queira um jogador alto, de área, e que faça golos? Todos querem, mas pouco têm e os que eu gostava de ter são inacessíveis para futebol português.