sexta-feira, julho 28, 2006

0-1...Image hosted by Photobucket.com



Gostei do Vieirinha (se bem que o Co ainda está com dúvidas se o empresta novamente)...do Ibson...e o Bruno Moraes merece sem dúvida uma oportunidade...Depois adormeci pelo jogo e pela hora tardia a que vi o jogo...Venham mais jogos a sério para testar realmente a equipa...

Quanto a dispensas desconfio que vai sair das contratações deste ano : Ezequias, Diogo Valente e João Paulo...Pinto da Costa reforça esse meu pensamento...

Balanço:

1º Jogo : 17-0
2º Jogo : 6-0
3º Jogo : 9-0
4º Jogo : 2-2
5º Jogo : 13-0
6º Jogo: 1-0

48 marcados, 2 sofridos...Troco por um 1-0 na Supertaça...


Co Adriaanse:

"Ainda não decidi as dispensas"

O holandês gostou do trabalho desenvolvido na Holanda e ficou surpreendido com a qualidade de Anderson, Vieirinha e Bruno Moraes. Agora, vai reservar os próximos dias para decidir quem não vai fazer parte do plantel.

Co Adriaanse começou a conferência de Imprensa fazendo um balanço positivo do estágio e terminou a admitir que Vennegoor of Hesselink é assunto encerrado. Pelo meio, destacou o trabalho desenvolvido por Vieirinha, Anderson e Bruno Moraes e adiou para o fim-de-semana as decisões quanto aos dispensados. "Estou muito satisfeito com estes dez dias em todos os aspectos, excepto com as condições climatéricas. Esteve sempre muito quente, mas conseguimos treinar algumas vezes no bosque às oito da manhã e também ao fim da tarde quando estava mais fresco e cumprimos com o planeado. O programa de jogos era muito bom, com adversários fortes e outros mais fracos. Estamos no final do estágio e é habitual existirem lesões, felizmente, só o Sokota é que tem um problema, no tendão de Aquiles. Os outros estão disponíveis e no domingo, contra a Roma, poderei utilizar todos. O Lucho também está bem, já chegou ao Porto, e o médico argentino confirmou a sua disponibilidade. Talvez jogue apenas cinco minutos porque ainda não treinou. Tal como Ricardo Costa", referiu.
Ao contrário da época passada, o estágio na Holanda não foi suficiente para determinar a lista de dispensas. Contudo, as decisões estão para breve. "Vi muitos treinos e jogos e agora estamos a pensar que jogadores vão sair do plantel. Neste momento, ainda não está decidido. Vamos discuti-lo e talvez antes da apresentação possamos anunciar", admitiu sem precisar o número de elementos a riscar da lista de 26. Passando para os destaques da preparação, Co Adriaanse elogiou Vieirinha, cujas exibições surpreenderam. "Não o conhecia porque esteve no Marco e depois regressou à equipa B, mas não pude acompanhar os seus jogos. O Rui Barros deu-me boas informações e, de facto, surpreendeu-me. Tem vinte anos, e não dezoito como disse o outro dia, e as características ideais para um ala. É muito rápido, criativo, tem um bom remate e um excelente cruzamento. É regular e tem um óptimo comportamento em campo. Estou muito satisfeito com ele porque é raro haver bons alas". Apesar destas palavras, o extremo ainda não tem lugar assegurado no plantel. "Vou pensar qual é a melhor opção para ele. Ficar no FC Porto ou jogar noutra equipa de forma a poder desenvolver as suas características".

"Anderson pode decidir jogos"

Outro jogador que agradou ao holandês foi Anderson. "Não foi bem uma surpresa porque os jornais em Portugal escrevem muito sobre ele. Estava à espera de uma grande estrela em Janeiro e isso não aconteceu. Porém, em meio ano adaptou-se bem e hoje [ontem], e na segunda parte com o Groningen, vimo-lo a jogar muito bem. Pode decidir jogos, especialmente jogando nesta posição. Foi anunciado como um ala, direito ou esquerdo, mas na minha opinião ele é um típico número dez. O Bruno Moraes também foi uma surpresa porque ainda não tinha visto jogar. Já me tinha surpreendido no outro encontro e hoje [ontem] teve momentos muito inteligentes e marcou um golo", destacou.
Quanto aos reforços, Co Adriaanse lamentou a lesão de João Paulo - "foi infeliz porque falhou vários treinos devido a um problema num dedo e assim fica difícil julgá-lo" - e acusou Ezequias de não ter velocidade nos primeiros metros. "Jogou como lateral-esquerdo e também no meio-campo, mas não é um típico ala", referiu. Quanto aos guarda-redes, garantiu que apesar da pouca utilização neste estágio, Vítor Baía vai para o banco. "Ele falhou alguns treinos por causa de um problema no joelho e por isso não jogou. Mas não tenho dúvidas quanto aos guarda-redes: o número um é o Helton, o dois o Baía e o três o Paulo Ribeiro", frisou.

"Hesselink é assunto terminado"

Como não podia deixar de ser, Vennegoor of Hesselink também foi tem na última conferência de Imprensa na Holanda. O discurso, desta vez, foi bem diferente e, tal como Pinto da Costa, o treinador também já se resignou à ideia de que não o vai ter. "Não foi só agora que falei nele. Há oito meses disse à administração que precisava de um avançado com as suas características e, em Outubro, também falei no Huntelaar, quando ainda estava no Herenveen. Agora, o Vennegoor of Hesselink é assunto terminado". Será? Quanto a alternativas ao internacional holandês, Co Adriaanse preferiu brincar. "Tenho alguns nomes na cabeça como o Ronaldo, Ronaldinho e o Van Nistelrooy".



Pinto da Costa:

Standard quer Postiga

O presidente do FC Porto disse ter recebido uma proposta do Standard de Liège para o empréstimo do avançado, mas ainda não teve resposta do jogador. Certo é que ele não entra nos planos de Adriaanse, que terá de riscar também Hesselink


Postiga não entra nos planos de Adriaanse, mas essa história tem barbas. A notícia é outra: há um pretendente que manifestou interesse em recebê-lo por empréstimo. "Temos uma proposta do Standard de Liège, que estará na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Há dois ou três dias, transmiti-a ao empresário do jogador e não sei se ele já lhe disse; espero que sim. Seria lamentável se não o tivesse feito", anunciou ontem Pinto da Costa em Touriz, onde esteve na inauguração de parte do complexo desportivo do clube local, com quem o FC Porto estreitou relações. Postiga será o terceiro avançado a sair, depois de Hugo Almeida e McCarthy, mas isso não significa que o clube esteja no mercado. "Quem anda atrás de um ponta-de-lança é alguma Comunicação Social. O treinador mostrou vontade em ter Hesselink, mas não foi possível. Pediram-nos oito milhões de euros e, a partir do momento em que nos pedem essa verba, deixa de estar ao nosso alcance", esclareceu o presidente portista, reforçando o que já havia dito numa mensagem recente editada pela página oficial do clube. "Vocês é que consideram que falta um avançado. Saiu o McCarthy, o Hugo Almeida e também sairá o Postiga, todos com o acordo do treinador. O McCarthy é excelente, um bom rapaz, de quem já temos saudades, mas fez apenas três golos. Não é pela saída de um ponta-de-lança que fez três golos que uma equipa deixa de ganhar".
O jogo com o Heracles Almelo, que vira minutos antes, reforçou-lhe a convicção de que Adriaanse está bem servido com o que tem. "O FC Porto tem um óptimo plantel, com excelentes soluções para todos os lugares. Ainda hoje, o Bruno Moraes fez um excelente golo. Acho correcto que o treinador tenha manifestado vontade de ter Hesselink, que ele conhece bem, mas não foi possível contratá-lo. Por mim, teria sido ainda mais exigente: queria o Van Nistelrooy, mas não posso ter jogadores com esse custo". A rematar, uma certeza. "Hesselink é um assunto encerrado". Apesar dos capítulos. "Faz-me lembrar o romance do Kromkamp. Todos os dias estava para chegar, dizia-o o pai, o irmão e o gato, que era emissário. Não demos o que nos pediram, ele foi para o Villarreal e para o Liverpool, onde não jogou. Se tivéssemos embarcado nisso, se calhar hoje não tínhamos um dos melhores laterais da Europa, que é o Bosingwa".
Se na parte das entradas há pouco para contar, na das saídas espera-se por decisões de Adriaanse. "Não vamos contratar ninguém, mas ainda poderá sair algum. Conseguimos segurar os que pretendíamos e não estamos à procura de mais nenhum jogador. Quem ficou atrás de nós é que tem de melhorar, como também fizemos quando perdemos o campeonato. Contratámos o Lisandro, o Lucho e outros". Porque faltava esclarecer a tal parte das saídas, mencionada espontaneamente, Pinto da Costa sossegou depois os adeptos. "Não tem a ver com negócios. Se o treinador nos comunicar que há um ou dois jogadores que deverão sair, tentaremos colocá-los. Só depois de falar com ele é que veremos se haverá alguém para rodar". Assunto que ficará esclarecido até domingo, data da apresentação oficial.


"Dificilmente algum dos reforços entrará na equipa de início"

Adriaanse é que saberá, mas quando perguntam a Pinto da Costa uma apreciação aos reforços, ele começa por desmontar a própria palavra. "Reforço é uma designação bonita, mas, numa equipa como a nossa, não vejo muitos jogadores que possam ser reforços. Se viesse o Ballack, o Ronaldinho ou o Deco, diria que eram reforços. Com este plantel, não vejo muitos jogadores em Portugal que pudessem ser considerados reforços. Os que vieram, serviram para completar a equipa e, se tiverem uma oportunidade, terão de mostrar capacidade. Pude verificar as diferenças em termos de ritmo e nível, comparando-os com os que já cá estavam. É muito diferente, apesar de todos terem mostrado capacidades. Dificilmente algum deles entrará logo na equipa. Com continuidade, isso pode acontecer". Pelo que viu do estágio, considerou-o "excelente", destacando a "camaradagem" que constatou. O jogo com o Heracles encerrou em beleza a primeira passagem pela Holanda. "A equipa correspondeu bem, aguentando a caça às pernas da segunda parte. O comportamento foi exemplar, apesar das cargas."

"Ricardo Costa é novela"

Ricardo Costa tem sido apontado como alvo de alguns clubes, mas Pinto da Costa continua a negar ter recebido qualquer sondagem nesse sentido. "É uma das várias novelas. Depois do PSG e do Marselha, agora são os ingleses. O FC Porto nunca pediu nenhuma verba porque ninguém nos perguntou pelo Ricardo Costa. O facto de um empresário dizer que tem isto ou aquilo não é nada. Até ao momento em que saí do Porto, não havia nenhuma proposta para o Ricardo Costa, de França, de Inglaterra ou do Líbano. Se ele as tem, terá de nos transmitir". Só houve, diz ainda, dois jogadores cobiçados. "Bosingwa e Quaresma tiveram propostas, mas nem houve discussão de preços. O treinador considerou-os indispensáveis e o assunto morreu".

"Os entendidos que façam as listas da Liga"

Pinto da Costa não quer intrometer-se nas eleições da Liga. "Só se aparecer algum candidato mau demais. A minha preocupação é com a equipa; procurei manter os jogadores que o treinador queria e não em ganhar lugares na Liga. Não tive responsabilidade naquilo que todos dizem ter sido mau na Liga. Os entendidos que façam as listas". A embrulhada que se arrasta na definição de quem jogará o campeonato principal "Gil Vicente ou Belenenses" não merece grandes considerações. "Quem fez o embrulho que o desembrulhe. Não fui eu que pus lá estes elementos da Comissão Disciplinar, nem os conheço. Demitem-se, não se demitem; o presidente da Assembleia Geral não aceita demissões; passado um mês há outros que se demitem e ele aceita. É uma incoerência total; uma embrulhada que não me diz respeito. Elesque se entendam".

in OJogo


P.S: Mais dados a juntar á vergonha parcialidade de Zeca Afonso e seus muchachos juizes...

Instrutor do processo deu razão aos gilistas

Foi ontem revelado mais um passo interessante no "caso Mateus", o relatório final feito pelo instrutor do processo, João Faria Gayo. Um documento finalizado no dia 1 de Junho, o que levou a adiar-se a decisão que se previa ter sido tomada na reunião da Comissão Disciplinar da Liga desse mesmo dia - a famosa reunião em que se constou ter existido votação -, precisamente por faltar o relatório. Ora João Faria Gayo, curiosamente, chegou a uma conclusão diferente de todas as já conhecidas: "[...] não vemos como obter a punibilidade de um clube por intentar uma acção num qualquer Tribunal Judicial se não esgotados os meios de impugnação interna, quando essa punibilidade não vem tão pouco expressa no regulamento", escreveu, pedindo uma "urgente alteração do regulamento". Ou seja, o instrutor admite o recurso dos gilistas ao tribunal - "A decisão sobre a inscrição de um jogador poderá [...] ser judicialmente impugnável, porque acto administrativo" - e só os penaliza por não terem recorrido para o Conselho de Justiça da FPF, o que no entanto considera não ser "disciplinarmente punível", concluindo que "os autos devem ser arquivados".
Terá sido com base neste relatório que Gomes da Silva e Domingos Lopes votaram favoravelmente ao Gil Vicente, mas o mais interessante é que também deveria ter sido ele a servir de base a um acórdão efectuado pelo relator Pedro Mourão, já tornado público, e que ditava... a descida dos minhotos.