quarta-feira, abril 19, 2006

Os "FERNANDO GOMES"

Fernando Gomes (Administrador da GALP e ex-presidente da CM Porto)
"O principal vencedor é Pinto da Costa"

Depois de tantas polémicas, Adriaanse sai desta temporada como principal vencedor?
R | Não creio que Adriaanse seja o principal vencedor. Para mim, o principal vencedor da temporada é Pinto da Costa, que soube manter a serenidade e fazer a ponte entre o nervosismo dos adeptos, que chegaram a mostrar lenços brancos, e a teimosia ou intransigência, às vezes pouco racional, do treinador. Adriaanse corrigiu alguns dos seus erros, caso contrário não sei se o FC Porto seria mesmo campeão. É por isso digo que Pinto da Costa sai como principal vencedor.

"Os factos deram razão a Adriaanse"

Ficou convencido com o esquema táctico inovador usado pelo FC Porto?
R | Se consegue ser campeão é porque estava certo. É um facto. Houve jogos de algum nervosismo, porque era um esquema a que ninguém estava habituado, mas os factos deram-lhe razão. Mas, continuo a não estar convencido com esta táctica.

"Festa sem Câmara fica incompleta"

O FC Porto prepara mais uma festa e as portas da Câmara do Porto continuam fechadas. Será uma festa incompleta?
R | Acho que é triste que se mantenha esta oposição, este confronto. É mau para a cidade, até porque, neste momento, o FC Porto é a instituição que melhor representa o valor da cidade. Não havendo a passagem pela Câmara, a festa fica sempre incompleta. Acho que não deve ser nem oito nem 80. Se é verdade que houve tempos de 80, não me parece bem que agora se esteja no oito.


Fernando Gomes (ex-jogador do FC Porto)
"Equipa tranquiliza os adeptos"

As ausências de Quaresma e Lucho González em Penafiel, devido a castigos, deixam-no apreensivo ou acha que nesta altura da prova a determinação é suficiente para colmatar as baixas?
R | As duas questões são verdadeiras. O Lucho González e o Quaresma são jogadores fundamentais na manobra da equipa e era desejável que jogassem. No entanto, penso que a equipa está confiante, com vontade de vencer e a mostrar muita experiência, pelo que isso tranquiliza o adepto, mesmo que dois jogadores importantes não actuem.

"É necessário continuar a jogar da mesma forma"

Já entrou em euforia antecipada ou vai esperar pela confirmação matemática para festejar o título?
R | Mantenho o que disse antes de o FC Porto ter jogado em Alvalade, ou seja, se acreditava na equipa antes do clássico, agora acredito ainda mais. Apesar da confiança que tenho no plantel, acho que é necessário continuar a jogar da mesma forma, séria e concentrada, de maneira a vencer jogos.

"Jogadores são os grandes vencedores"

Adriaanse será o maior vencedor da época?
R | Sempre tive a opinião de que os jogadores são os grandes vencedores. Co Adriaanse também tem a sua quota-parte de responsabilidade na questão. Depois há o presidente do FC Porto, porque manteve o treinador numa altura de contestação, e os adeptos, que sempre acreditaram na equipa.