quinta-feira, dezembro 29, 2005

Novos estrelados

José Manuel Ribeiro no OJogo:


Digam Adriaanse, Couceiro ou Fernandez o que quiserem sobre a juventude, ela tem uma característica que os estrategos militares costumam considerar decisiva: o elemento surpresa. Ninguém espera verdadeiramente que um futebolista de 26 ou 27 anos mostre recursos que nunca usou antes - embora lhe possa ser exigido que os utilize sempre -, mas um miúdo de 17, 20 ou 22 anos é um jogador inteiro por descobrir. Ninguém sabe o que está lá dentro. O melhor do Mundo? Numa eleição recente, acharam estranho que Robinho fosse a promessa mais votada, à frente de Messi, Rooney ou Cristiano Ronaldo, mas não é nada estranho: ganhou porque, dos quatro, é o que se viu menos na Europa. As pessoas escolheram o jogador que lhes deu maior espaço para a imaginação. Significa, literalmente, que quanto menos conhecem mais esperam. De Anderson, apesar de tudo quanto temos escrito sobre ele, incluindo a cobertura do Mundial'sub-17, no Peru, os adeptos nada sabem ao certo, o que quer dizer que se têm fartado de dar gás à fantasia. O bizarro é que, às vezes, a imaginação mais fantástica acaba ultrapassada, como me parece que está a acontecer com Quaresma. Por outras palavras, graças aos golos deste e à chegada do outro, o FC Porto mantém a expectativa e dá ao público motivos para ir ao estádio que com jogadores mais velhos não existiriam. Melhor: agora tem provas de que compensa esperar pelas surpresas.


O caso
Fraude é uma palavra chata

Luís Filipe Vieira chamou fraude ao alegado boicote do FC Porto à utilização de Maciel e foi levado a sério, mas é preciso cuidado com o que se diz. Ontem, o Benfica pôs sob contrato um jogador que rescindiu unilateralmente o vínculo ao Setúbal dias antes da partida com aquele que, sabe-se agora, seria o seu novo clube. Nasceu primeiro o contrato ou a rescisão? Por respeito a Fonte, não tenho dúvidas de que foi a rescisão, mas é como com o Anderson, o que não se sabe faz-nos imaginar. Tendo em conta que chamou fraude a uma prática habitual no campeonato português, o que chamaria Vieira a isto se fosse o FC Porto a fazê-lo?


O conselho

"Acredito que a SAD pretende garantir um jogador para a posição de lateral-direito , mas deve contratar alguém para estar no clube durante alguns anos"


Semedo, antigo jogador do FC Porto




P.S: SERVIÇO PÚBLICO :-)))

Para aqueles que nos seus blogs têm o "script" para saber quem o visitou, e que agora não aparece nada, tentem actualizar, escrevendo no endereço do script:

http://www.truefresco.org/referrers.js


Em vez de:

http://www.downes.ca/referrers.js

Comigo funcionou...