segunda-feira, dezembro 26, 2005

Crónicas incongruentes

Crónica de Jorge Maia no Ojogo:


Há um problema de coerência nas críticas que têm sido feitas ao FC Porto esta temporada. Os portistas chegam ao Natal com quatro pontos de vantagem sobre o Nacional, seis sobre o Benfica e sete sobre o Sporting. Conseguem-no graças ao melhor ataque do campeonato e sustentados na quarta defesa mais eficaz da prova, atrás do Braga, Setúbal e Nacional, mas significativamente à frente do Benfica e do Sporting. E ainda por cima jogam bem, com Quaresma no papel de protagonista embora devidamente secundado por Lisandro, Lucho, Paulo Assunção e por aí fora.

Ora, a julgar por alguma crítica mais feroz, o mérito de Co Adriaanse em tudo isso é... nulo.

A vantagem em relação aos adversários, a eficácia ofensiva, o equilíbrio defensivo e até a qualidade do futebol jogado é uma inevitabilidade, uma consequência natural da enorme qualidade do plantel à sua disposição.

Para esses críticos, se o holandês é responsável por alguma coisa, é precisamente por não ter sido capaz de explorar devidamente todo esse potencial. O que nos leva à tal incongruência de que falava no início.

Sucede que os críticos que não reconhecem qualquer mérito a Adriaanse no actual momento da equipa são exactamente os mesmos que passaram vários atestados de incompetência aos administradores portistas responsáveis pela construção do actual plantel.

Ora, como é que os administradores podem ter sido incompetentes se construíram um plantel tão bom, mas tão bom que só não é campeão à passagem da 16ª jornada porque o treinador não presta?

A menos que tenha sido a empregada da limpeza a contratar Quaresma, Lisandro, Paulo Assunção, Lucho e Diego. Aí, tudo faria sentido.


Negócios
Descubra as diferenças


Benfica e Setúbal tinham um contrato alinhavado para a transferência de Moretto quando, de repente, a vontade de Helton jogar colocou os portistas na corrida pelo guarda-redes sadino que, pelos vistos, vai mesmo acabar vestido de azul-e-branco. Ora, o caso de Marcel, avançado da Académica de Coimbra, é muito parecido. O Benfica está interessado no brasileiro, a Acdémica sabe disso, e o FC Porto também. A grande diferença entre os dois casos é o preço, cerca de três milhões de euros no caso do ponta-de-lança.

Feliz Natal

A todos os leitores desejo um feliz Natal.