sexta-feira, novembro 04, 2005

As notícias mentirosas...

Esclarecimento sobre remunerações da Administração da F.C. Porto - Futebol, SAD

A Assembleia Geral Ordinária da F.C. Porto - Futebol, SAD, realizada no passado dia 28 de Outubro, aprovou por maioria de 99,99 por cento as contas relativas ao exercício de 2004/05, tendo registado apenas o voto contra de um accionista.

Esse accionista promoveu, entretanto, em diversos Órgãos de Comunicação Social, considerações incorrectas que deturpam a realidade remuneratória do Conselho de Administração da F.C. Porto - Futebol, SAD.

Os valores reproduzidos na Imprensa são referentes às remunerações de todos os administradores executivos das sociedades da F.C. Porto - Futebol, SAD, grupo que inclui igualmente a PortoComercial, a PortoEstádio e a PortoMultimédia, e não apenas aos quatro administradores executivos da F.C. Porto - Futebol, SAD, informação que está patente no Ponto 7 do «Anexo às Demonstração Financeiras» do Relatório e Contas de 2004/05.

Além disso, e como se pode constatar no Ponto 5 do Capítulo 4 da rubrica «Relatório sobre o Governo das Sociedades», os mesmos valores incluem a quantia de 618.073 Euros, referente à gratificação atribuída pela primeira vez ao Conselho de Administração da F.C. Porto - Futebol, SAD, em função dos resultados económicos obtidos na época 2003/04.

Assim sendo, e como vem expresso nos documentos divulgados pela CMVM, teremos um total de 1.679.707 Euros, que englobam as remunerações de todos os administradores do grupo F.C. Porto - Futebol, SAD, e que, mantendo a mesma lógica, resultaria numa média de 17.140 Euros por mês.

Importa recordar que a Comissão de Vencimentos tem por finalidade fixar a remuneração dos titulares dos Órgãos Sociais da sociedade e definir a política de remunerações a aplicar a membros do Conselho de Administração da F.C. Porto - Futebol, SAD. Esta comissão é actualmente composta pelo Dr. Alípio Dias, Dr. Domingos Matos e Dr. Jorge Armindo.

Neste âmbito, e face à discrepância entre as notícias difundidas e a realidade expressa no relatório, o Conselho Fiscal e a Comissão de Vencimentos decidiram emitir um comunicado que o www.fcporto.pt reproduz na íntegra:

COMUNICADO

No seguimento notícias veiculadas pela Comunicação Social acerca da remuneração do Conselho de Administração da F.C. Porto - Futebol, SAD, subscrevem o Conselho Fiscal e a Comissão de Vencimentos da sociedade os seguintes esclarecimentos:

1 - As remunerações do Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD foram fixadas pela Comissão de Vencimentos e devidamente auditadas pelo Conselho Fiscal;

2 - O Presidente do Conselho de Administração e os restantes administradores da F.C. Porto – Futebol, SAD têm direito, desde Agosto de 1997, a uma remuneração fixa e a uma remuneração variável, esta última dependente dos lucros apresentados no final de cada exercício;

3 - As remunerações atribuídas durante o exercício de 2004/05 aos elementos dos Conselhos de Administração das sociedades incluídas no grupo F.C. Porto – Futebol, SAD ascenderam a 2.297.780 Euros, correspondendo 1.679.707 à parte fixa da remuneração e 618.073 à variável;

4 - O Conselho Fiscal elaborou um parecer para o Relatório e Contas de 2004/05 no qual considera que «as demonstrações financeiras consolidadas e o Relatório de Gestão estão de acordo com as disposições contabilísticas, legais e estatutárias aplicáveis» e em consonância com o estipulado pela Comissão de Vencimentos.

Porto, 03 de Novembro de 2005

O Presidente do Conselho Fiscal

O Presidente da Comissão de Vencimentos


in www.fcporto.pt