sexta-feira, julho 08, 2005

Aí está o Defesa-direito...

Image hosted by Photobucket.com

Bilhete de identidade

Fatih Sonkaya
Data de nascimento: 01/07/81
Naturalidade: Oitu, Turquia
Nacionalidade: Turca/Holandesa
Altura: 1,80 metros
Peso: 82 kg

Clubes anteriores:
1998/99 FC Roda (Holanda)
1999/00 FC Roda (Holanda)
1999/00 VVV (Holanda)
2000/01 FC Roda (Holanda)
2001/02 FC Roda (Holanda)
2002/03 FC Roda (Holanda)
2003/04 FC Roda (Holanda)
2004/05 Besiktas (Turquia)

O FC Porto já encontrou o sucessor de Seitaridis no lado direito da defesa. Custou cerca de um milhão e meio de euros, chama-se Fatih Sonkaya e era o jogador do Besiktas que Co Adriaanse colocou em segundo lugar na sua lista de opções, imediatamente atrás de Jan Kromkamp

É lateral-direito, com dupla nacionalidade turca e holandesa, chama-se Fatih Sonkaya e esteve ontem na Invicta a fazer exames médicos antes de assinar por quatro temporadas pelo FC Porto, que pagou cerca de um milhão e meio de euros ao Besiktas para assegurar a sua contratação. Com 24 anos de idade, Fatih Sonkaya é internacional turco, custará menos seis milhões de euros que Kromkamp e tal como este é um velho conhecido de Co Adriaanse. O treinador do FC Porto conhece-o do campeonato holandês e do FC Roda, clube que representou durante quase toda a sua carreira e de onde se transferiu para os turcos do Besiktas no final da temporada 2003/04 por cerca de meio milhão de euros.

Na última época, Sonkaya não foi muito utilizado no clube turco, tendo sido chamado por Vicente del Bosque para participar em apenas 10 jogos mas isso não afectou as boas referências que Adriaanse tinha dele e que o colocaram no segundo lugar na lista de preferências do técnico do FC Porto para ocupar a vaga no lado direito da defesa deixada em aberto pela saída de Seitaridis. As outras alternativas de Adriaanse para o lugar eram, como se sabe, Kromkamp, do AZ Alkmaar como primeira escolha, e Trabelsi, do Ajax, como último recurso.

Com um 1,80 metros de altura e cidadão comunitário, Sonkaya encaixa no perfil definido pelos portistas para o sucessor de Seitaridis. Tinha de ser um jogador alto e fisicamente forte e não contribuir para o contingente de jogadores extracomunitários do plantel do FC Porto. Apesar de ter nascido em Oitu, na Turquia, Sonkaya emigrou muito novo com os pais para a Holanda, passando pelos escalões de formação do FC Heerlen antes de se transferir para o FC Roda na época de 1998/99 com apenas 17 anos. Duas boas temporadas com o Roda, em 2002/03 e 2003/04 acabariam por abrir-lhe as portas da selecção turca, ao serviço da qual se estreou a 30 de Abril de 2003 num jogo contra a República Checa. Na última temporada seria contratado pelo Besiktas, apesar de também ser pretendido pelo Galatasaray, mas continuou referenciado por Co Adriaanse, que poderá contar com ele a partir dos próximos dias. Sonkaya já está no Porto e integrará a comitiva que parte para estágio no início da próxima semana.

in Ojogo

Eu acho que para além deste ainda é capaz de vir mais outro...não ficava surpreendido...aliás esta contratação é para colocar o AZ em sentido...