segunda-feira, julho 04, 2005

Disciplina à la Co Adriaanse

Image hosted by Photobucket.com


"A disciplina não pode ser absolutamente rígida"


Brincos, piercings, anéis e extensões capilares estão interditos por uma alínea do regulamento trazido pelo treinador holandês - alínea que, curiosamente, já existia no clube, embora na última época a equipa principal tenha fugido a essa e a outras normas, incluindo algumas de particular relevância para o novo técnico: ninguém voltará a treinar sem caneleiras e é bom que acabem de vez as discussões com os árbitros.

O ponto mais importante talvez seja mesmo o facto de já haver no clube regulamentos semelhantes ao que o técnico holandês apresentou a Pinto da Costa, de resto provavelmente decalcado de um que estipulou para as escolas do Ajax, há treze anos. Pontualidade absoluta, asseio, educação, coerência e profissionalismo, mesmo nos não profissionais: com Adriaanse, tira-se o boné quando se entra no refeitório ou no balneário, não há piercings, brincos nem enfeites de qualquer espécie e até os anéis de Quaresma terão, talvez, de ficar guardados no cacifo, cacifo esse, acrescente-se que, como O JOGO já noticiara, não poderá ser ele próprio decorado com posters, fotografias ou dizeres malandros. Regras a que podem juntar-se outras em vigor, por exemplo, na formação: nada de telemóveis nos locais de trabalho. A este propósito, e para que se entenda quão pouco estranhas são as exigências do holandês, pode dizer-se ainda que, há oito anos, nenhum infantil, iniciado, juvenil ou júnior do FC Porto estava autorizado a usar cabelo comprido, norma entretanto desaparecida por força da evolução dos hábitos. Em contrapartida, passaram a figurar os piercings e os brincos na lista negra.

Uma regra de há muito no FC Porto, por exemplo, é que se treine tal como se joga, isto é, usando o mesmo equipamento, coisa que muitas vezes não se verificou nesta última época. A desobediência registada com mais frequência foi o esquecimento das caneleiras, muitas vezes deixadas no balneário pelos jogadores da primeira equipa. Com Adriaanse, não haverá canelas ao léu, pelo menos a avaliar pelo regulamento pessoal que introduziu no clube e que amanhã será distribuído aos jogadores, de forma a que o estudem e passem a cumpri-lo na íntegra. O holandês é conhecido pelos castigos extravagantes, como a caminhada de muitos quilómetros (trinta diz a lenda, mas deve ser exagero) que forçou os jogadores do Willem II a fazer depois de uma derrota copiosa num jogo particular - ao cabo de 13 vitórias consecutivas em partidas oficiais.

Adriaanse determina multas severas para os cartões desnecessários ou antidesportivos e embirra particularmente com as discussões entre jogadores e árbitros, daí que não ponha de parte usar até outros meios de coacção quando o caso o exigir.

in Ojogo

Percebe-se que o Co Adriaanse não conhece os árbitros portugueses, aliás na sequência de Victor Fernandez, o tal que apanhou 15 dias de suspensão por dizer:"é falta." Aqui quem não protesta é comido pelas botas amestradas lampionas.