sábado, abril 30, 2005

Revejam a Taça UEFA

Já o disse antes e repito-o: a UEFA deveria rever - e com urgência - esta Taça UEFA. Acalmem-se aqueles que já vislumbram como única intenção destas linhas um ataque ao Sporting. Não é disso que se trata e como português só posso desejar que os leões vençam a prova. Mas como amante do futebol e das emoções e incerteza que toda a vida provocaram as competições a eliminar, só tenho a desejar que a Taça UEFA se reaproxime dos patamares competitivos que a caracterizavam ainda há bem pouco tempo.

Ninguém poderá retirar ao Sporting o mérito da sua carreira na Taça UEFA, que tem conseguido conciliar com a luta pelo título português, na qual se encontra plenamente envolvido, esteja ela nivelada por cima ou por baixo... Mas também não deixa de provocar estranheza que, chegados às meias-finais da segunda competição de clubes, cuja final será disputada precisamente em Alvalade, a casa do leão não tenha enchido uma só vez. Nem mesmo com o Newcastle, que foi o confronto com maior carga emotiva dos disputados até ontem.

Pode argumentar-se com uma série de acasos ou até percursos excepcionais, de que o AZ Alkmaar será o maior exemplo.

Mas que raio de Taça UEFA é esta que tem nas suas meias-finais uma equipa russa que não parou de competir desde o final da sua temporada de 2004 e que praticamente não teve férias, apenas repetidos estágios?

E o que dizer do Parma, que além de financeiramente "estrangulado" luta desesperadamente para não descer à Série B italiana (está em penúltimo) e que chegou às meias-finais com a sua segunda equipa?

A culpa não é certamente do Sporting como também não pode ser atribuída às coincidências. Provavelmente, há algo de profundamente errado nesta Taça UEFA...

JOÃO ARAÚJO in Ojogo