quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Fedor



De vez em quando, o eco das palavras proferidas por Luís Filipe Vieira há um par de anos dando conta da sua preocupação com os lugares assegurados pelo clube nos orgãos da Liga, em deterimento dos eventuais reforços do Benfica, faz algum sentido. E faz sentido mesmo para mim que sempre apostei que os jogos se ganham dentro do relvado.

De vez em quando, os juízes da Comissão Disciplinar da Liga justificam os enormes esforços do presidente do Benfica para os colocar lá, com eventuais custos no reforço da equipa, com interpretações sempre criativas da lei, quase todas desenhadas para eliminar obstáculos do caminho do clube da Luz.

É uma justiça diferente, a da Comissão Disciplinar da Liga. Não se limita a ser cega, o que seria normal: sofre de cegueira histérica, é discricionária e só vê as cotoveladas que muito bem entende ver,. E também é surda, ou pelo menos autista, recusando-se a ouvir e reagindo violentamente contra quem questiona a sua autoridade com recursos e disparates que tais. Basicamente, o que se depreende é que a pena de McCarthy foi agravada por causa das provas apresentadas a seu favor. Faz sentido. E, finalmente, é uma justiça muda. Nunca se explica, talvez porque há coisas que simplesmente não têm explicação.

Que justificação pode ser dada para o facto de não haver sumaríssimos durante a primeira metade da temporada?

Que explicação criativa teriam para o facto do recurso de McCarthy ter levado 15 dias a julgar e o de Pedro Emanuel pouco mais de um dia?

Como nos convenceriam de que é normal agravar uma pena quando o recurso é apresentado pelo réu?

Enfim, sobra, em jeito de consolo, o facto de cada comunicado da Comissão Disciplinar da Liga ser uma pérola de boa disposição e sentido de humor. A malta do Gato Fedorento que se cuide com a concorrência: há mais qualquer coisa que fede na... comédia portuguesa.



Diferenças
Cheios de nada

O FC Porto está em primeiro lugar na SuperLiga. Um detalhe ofuscado pelo facto de estar a fazer uma das piores temporadas dos últimos anos. E é tanto assim que José Couceiro é já o terceiro treinador a sentar-se no banco dos portistas. Até por isso se percebe que o nível de exigência para um treinador do bicampeão nacional, campeão europeu e do Mundo é diferente. Com os mesmos pontos ganhos, Giovanni Trapattoni é o treinador indiscutido (semana sim, semana não) do Benfica e, com menos dois José Peseiro está tranquilamente à frente dos destinos do Sporting. O facto é que há equipas para as quais perder 23 pontos até à 20ª jornada é o pão nosso de cada dia.


Porta grande

"Queria assumir publicamente um agradecimento sentido aos atletas. O abraço íntimo e cheio de sentimento que recebi de cada um na última visita ao balneário é a melhor recordação que podia levar"

Victor Fernandez, ex-treinador do FC Porto
Jorge Maia no Ojogo