sexta-feira, dezembro 31, 2004

BOM ANO 2005

Baloiços


Jorge Maia in Ojogo


Fim de ano é época de balanços. Fazem-se balanços para a frente, fazem-se balanços para trás, fazem-se balanços para um lado e para o outro e acaba por ser natural que depois de tantos balanços algumas almas mais sensíveis percam o equilíbrio.

Há os que ficam enjoados, os que ficam ainda mais tontos do que é costume e os que acumulam esses sintomas com uma natural dificuldade em engolir.

Não é um fenómeno recente mas há, por exemplo, quem tenha uma dificuldade tremenda em engolir o sucesso que o FC Porto alcançou na última temporada.

Ora, como é de todo impossível ignorar o facto dos portistas terem vencido o campeonato, a Liga dos Campeões e a Taça Intercontinental, como é impossível contornar o facto de 2004 ter sido um ano preenchido pelos triunfos do FC Porto há quem faça verdadeiras proezas de contorcionísmo verbal para evitar pronunciar o nome proibido nos respectivos balanços.

Em vez disso diz-se que foi "uma equipa portuguesa" a ganhar a Liga dos Campeões e a Taça Intercontinental. Uma equipa portuguesa, nem mais.

Qual? O Sporting da Covilhã? O Benfica de Castelo Branco?

É melhor não dizer. Afinal, foram dois anos inteiros a digerir as vitórias do FC Porto com a ajuda de Kompensan e esta é uma época particularmente propícia ao pecado da gula e ninguém quer perder o apetite.

Foi uma equipa portuguesa que ganhou a Liga dos Campeões e a Taça Intercontinental. Podemos estar todos, sem excepções de raça, credo, religão e cor clubística, orgulhosos. Pelo menos tão orgulhosos como ficámos com o segundo lugar no Europeu depois de uma derrota contra a Grécia, provavelmente o finalista mais fraco de sempre na história dos Europeus de futebol.

E depois, por muito que algumas pessoas fiquem despenteadas de tanto enfiarem a cabeça na areia para não terem que ver o que está mesmo à frente dos olhos, todos sabemos o nome da equipa portuguesa que ganhou o campeonato, a Liga dos Campeões e a Taça Intercontinental.