quarta-feira, junho 30, 2004

F.C. Porto está entre as 30 marcas «futebolísticas» mais cotadas da Europa

Qualquer clube, mais do que uma instituição desportiva, é uma marca que envolve campanhas de merchandising e vendas. Que o Manchester United seja a «marca futebolística» mais valiosa da Europa não causa admiração a quem quer que seja, mas a FutureBrand, uma empresa especializada em consultoria de marcas, confirmou isso mesmo, num estudo que apresenta as 30 marcas mais cotadas. Portugal tem apenas uma equipa entre as marcas mais poderosas da Europa, o F.C. Porto.

Os portistas surgem na 27ª posição com a marca F.C. Porto cotada em 13,7 milhões de euros. Valor muito distante dos 288 milhões do Manchester United. Logo a seguir aos ingleses surge o Real Madrid (278 milhões) e o AC Milan fecha o pódio (197 milhões).

O Chelsea dos portugueses Mourinho e Paulo Ferreira ocupa a 11ª posição. Os ingleses beneficiaram da boa época realizada e também da chegada de Abramovich.

O estudo teve em conta factores como o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.