quarta-feira, junho 02, 2004

Afinal são 5 milhões de euros de indemnização e...

Luís Fabiano é hipótese para artilheiro do FC Porto


A cooperação assinada pelo Chelsea vai permitir aos dragões contratar um ou dois jogadores de top e que possam, no médio prazo, viajar para Londres

As movimentações Chelsea-FC Porto que redundaram, para já, na transferência de José Mourinho estão longe de se esgotar e vão mesmo envolver a ida para o Estádio do Dragão de um ou dois jogadores de nomeada. Para além de uma quantia a receber pelos portistas pela rescisão com o técnico, a parceria de cooperação por um prazo de cinco anos que ontem foi também comunicada à CMVM, como se pode ler na página 3 desta edição, contempla uma exclusividade para o mercado português na detecção, formação e promoção de jovens talentos em parâmetros que podem mesmo fazer subir dos cinco milhões de euros a parada paga pelo Chelsea para ficar com José Mourinho.

O acordo, sabe O JOGO, prevê a possibilidade de o Chelsea se responsabilizar pelo pagamento de uma parte substancial da transferência de um ou dois jogadores de top, de preferência do mercado sul-americano, com um primeiro destino de "adaptação" à Europa no Estádio do Dragão para, a médio prazo, poderem rumar a Londres, o que pressupõe a pertença distribuída dos passes pelos dois emblemas. E é neste enquadramento que já se começam a equacionar várias possibilidades de futebolistas capazes de ingressar no FC Porto por via da tal cooperação, uma delas de primeira linha: a do artilheiro Luís Fabiano, do S. Paulo, que hoje mesmo jogará pela selecção do Brasil frente à Argentina.

Estão ainda por realizar os primeiros contactos exploratórios, os quais avançarão dentro de dias, sabendo-se entretanto que o jogador é cobiçado, designadamente pelo Barcelona.

Luís Fabiano é, pois, um nome já colocado em cima da mesa como podendo vir a ser reforço portista, situação que deverá conhecer desenvolvimentos nas próximas horas/dias. Curiosamente, quando em Novembro passado José Mourinho fez uma viagem relâmpago ao Brasil para ver o S. Paulo-Fluminense, Luís Fabiano foi um jogador que, como Carlos Alberto, ficou na retina do técnico agora do Chelsea mercê de uma operação financeira nunca antes vista para a desvinculação de um treinador com contrato.

Os próximos dias acabarão por ser clarificadores... e não apenas quanto a Luís Fabiano. Como O JOGO ontem escreveu, encerrado o capítulo José Mourinho, o Chelsea não vai desistir de tentar as contratações de Paulo Ferreira, Costinha e Deco. Se no caso do lateral-direito uma primeira proposta foi recusada por Pinto da Costa, as situações de Costinha e Deco deverão avançar no curto prazo, tanto mais quanto ambos têm outros emblemas também interessados em os contratar.


Bilhete de Identidade

Nome: Luís Fabiano
Idade: 23 anos
Altura: 1,82 m
Peso: 78 kg
Posição: avançado
Clubes: Guarani, Ituano, Ponte Preta, Rennes (França), São Paulo