sexta-feira, maio 07, 2004

«Sporting é o clube que tem vistas mais estreitas»

Maisfutebol: Fazendo um ponto da situação, podemos dizer que, hoje em dia, a Liga dos Campeões é o El Dourado para os clubes.
Hélder Varandas: Sim. Claramente. No ano passado, o Porto, ganhando tudo, teve 20 milhões de euros de resultados negativos. Destes, uma grande parte são encargos salariais com os jogadores, o que é mais uma prova de que os resultados desportivos nem sempre correspondem aos financeiros. E é preciso fazê-los corresponder.

MF: A mudança do modelo competitivo volta a ser uma das soluções?
HV: Não tive ninguém que me contestasse isso com números. O Porto, por exemplo, diz que os pequenos também são importantes. Acho que isso é uma posição política. E há outros que dizem que isso é impossível de concretizar, e aí são capazes de ter mais razão, mas é preciso que ponham os interesses do futebol acima dos seus. E as pessoas ainda não são capazes de fazer isso.

MF: Tendo em conta as evoluções da época 2003/04, podemos prever que os resultados serão melhores, mas, ainda assim, existe um défice estrutural muito difícil de anular.
HV: Esse défice continua. O prejuízo de 70 milhões de euros da época 2002/03 é apenas um acrescento a muitos e muitos milhões vindos das épocas anteriores. Aliás, os clubes grandes estão todos à espera de resolver os problemas financeiros com a urbanização dos terrenos à volta dos estádios novos.

MF: E isso chega?
HV: Eles estão convencidos de que sim. Eu não tenho informação concreta sobre essa questão, mas há uma coisa que eu sei: aquele centro comercial no Estádio José de Alvalade excedeu as expectativas de uma forma incrível. O Sporting estava a prever para aquele tipo de exploração uma receita adicional de 10 milhões de euros por ano. Sei que se excederam as expectativas. Mas o Sporting é, na minha opinião, o clube que tem as vistas mais estreitas. Por exemplo, numa altura em que a dimensão dos clubes é medida através do volume de negócios, é um erro não incluir o «merchandising» na SAD e outras coisas porque as receitas das lojas advêm fundamentalmente dos dias dos jogos. E o Sporting poderia mostrar contas um bocadinho diferentes. O Sporting é cada vez mais o terceiro clube, mas quando se diz isto aos dirigentes eles ficam muito ofendidos. O maior é o Porto e no Benfica também ficaram muito ofendidos, mas isto é a verdade.